ASSEMBLEIA REGIONAL DE PASTORAL REFLETE DESAFIOS DO MUNDO URBANO

Dom Miguel e Paré acompanham assessoria sobre o tema da Assembleia

Desde terça-feira (13), (arce) bispos, padres, coordenadores diocesanos e regionais de pastoral e leigos/as estão reunidos, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte, para a Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2 (MG e ES). O encontro termina amanhã, quinta-feira (15). Entre as 140 pessoas presentes, a Diocese de Oliveira é representada pelo bispo diocesano, Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro, o representante do Conselho Diocesano de Pastoral, Pe. Onaldo Júnior, o representante dos presbíteros, Pe. Antônio Claret Fávero, e a representante dos leigos, Paré.

O tema escolhido para orientar os trabalhos é: “Uma Igreja em saída frente aos desafios e esperanças do mundo urbano”. Em entrevista ao programa Trilhas da Boa Nova, transmitido pela rádio DC2 FM e pela fanpage da Diocese de Oliveira no facebook, Dom Miguel abordou a relevância do tema. O pastor ressaltou que, embora a diocese seja formada por pequenos municípios, os desafios próprios da urbanização estão presentes em todas as realidades, mesmo no meio rural.

Bispos participam de Missa de abertura

A primeira assessoria ficou a cargo da professora do Porgrama de Pós-graduação em Ciênciais Sociais da PUC Minas, Luciana Teixeira Andrade. Pe. Antônio Claret comentou as principais impressões dessa primeira exposição. Para ele, há sinais sociais que podem parecer desanimadores, mas a espiritualidade é o que deve animar o trabalho pastoral. Segundo ele, há realidades no meio urbano onde falta o anúncio efetivo da Boa Notícia e é preciso criar estratégias específicas para esses ambientes.

O espaço da Assembleia valoriza a presença dos leigos, especialmente no Ano Nacional do Laicato. Paré, que representa os leigos da Diocese, destacou a importância dessa voz ser escutada. “Aqui, nesta Assembleia do Regional Leste 2, a minha esperança se renova como consequência deste ambiente, que me oferece uma visão de conjunto. Porque todos os bispos, com a representação de padres e leigos do Regional Leste 2, estão aqui presentes. E nós estamos analisando com mais profundidade esta Igreja em saída frente aos desafios e esperanças do mundo urbano”, explicou.

Missa foi presidida pelo Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos

Ainda hoje a Assembleia discute caminhos de ação da Igreja no Leste 2. Pe. Onaldo valorizou o espaço de escuta, que, segundo ele, proporciona uma visão mais ampla sobre as necessidades e anseios das comunidades. Ele ainda reforçou pedido de Dom Miguel pela sintonia espiritual e orante com a vivência do encontro, previsto para terminar na hora do almoço de amanhã (15).

Texto: Vinícius Borges
Fotos: Marcus Túlio

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *