BAIXE O ROTEIRO PARA A NOVENA DE NATAL 2020

Neste ano, o tempo de preparação para o Natal será diferente. Impedidas de ter um contato presencial mais próximo com a comunidade, as famílias irão se conectar de outras formas. A tradicional Novena deverá acontecer. Ao invés de encontros em cada casa, cada família deverá rezar unida em seu próprio lar. Ao invés do uso físico do livrinho, os fiéis poderão acessá-lo pelos meios digitais. Outra novidade: cada dia de oração da novena será transmitido pelo YouTube da Diocese de Oliveira. Agende as datas: de 14 a 22 de dezembro, sempre às 20h. No dia 13, às 15h, haverá Missa de Abertura, também com transmissão direto da Catedral Nossa Senhora de Oliveira.

Baixe o roteiro clicando no link a seguir:

O material foi preparado pela equipe do Projeto Partilhar. Para a Novena de Natal, participaram de modo especial na elaboração os seminaristas do Seminário Nossa Senhora de Oliveira e Acólitos. O acompanhamento foi feito por Pe. Sebastião Corrêa e Pe. Leandro Vilela.

Confira outras orientações feitas pela equipe:

  1. Como neste ano, diante da pandemia, estamos vivendo um tempo que nos pede o distanciamento social, a novena de Natal será rezada, preferencialmente, em família, ou individualmente, mas não em grupo, como nos anos anteriores.
  2. Nossa sugestão é que a novena seja rezada entre os dias 14 (segunda-feira) e 22 (terça- -feira) de dezembro de 2020.
  3. Para ajudar os que desejarem, a novena também poderá ser rezada a partir das trans- missões online pelo canal do Youtube da Diocese de Oliveira, sempre às 20h, na data mencionada no número anterior.
  4. No dia 13 de dezembro, às 15h, haverá a transmissão da Missa de abertura da novena de Natal com a bênção e o envio das famílias, diretamente da Catedral Nossa Senhora de Oliveira, e, no dia 23 de dezembro, todos são convidados a participar, dentro do possível,
    da missa de encerramento em sua Paróquia.
  5. É importante preparar bem o ambiente, criando um clima simples, de acolhida e principalmente de oração. A cada dia da Novena é bom que se tenha a imagem do Menino Jesus, a Palavra de Deus, a vela, e flores.
  6. A novena possui ritos iniciais e finais para todos os dias.
  7. A Novena seguirá os quatro passos da Leitura Orante: 1º – Leitura; 2º – Meditação; 3º – Oração e 4º – Contemplação.
    Sobre o 1º Passo: Leitura da Palavra de Deus
    Pode-se proclamar em voz alta; depois, pessoalmente em silêncio, e uma outra vez em voz alta. Após este momento, o grupo pode destacar, em voz alta, expressões ou pequenos trechos do texto.
    Sobre o 2º Passo: Meditação da Palavra de Deus
    Traz uma pequena reflexão baseada, geralmente, em documentos do Magistério e história ilustrando o tema do dia. Neste ano, as reflexões são inspiradas, quase sempre, em documentos do Magistério sobre a Palavra de Deus. Se rezada em família, o dirigente pode estimular o grupo a responder as perguntas e desenvolver o tema.
    Sobre o 3º Passo: Rezando a Palavra de Deus
    Traz três ou quatro preces dentro do contexto do tema. O grupo deve rezar outras espontaneamente.
    Sobre o 4º Passo: Contemplação da Palavra de Deus
    Motivar os participantes para o gesto concreto do dia, que é apresentado em sintonia com a reflexão do encontro.
  8. Seja ousado/a: Incentive e combine com os membros de sua família para participar da novena de Natal, mesmo que um membro ou outro possa somente participar um dia. Convide-os com delicadeza e alegria, sem impor.
  9. Siglas dos documentos presentes no texto: CIC (Catecismo da Igreja Católica); DV (Constituição Dogmática Dei Verbum); VD (Exortação Apostólica Pós-sinodal Verbum Domini); GE (Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate); DGAE 2019-2023 (Diretrizes Gerais da Ação
    Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023); LG (Constituição Dogmática Lumen Gentium).

Um comentário sobre “BAIXE O ROTEIRO PARA A NOVENA DE NATAL 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *