CASAIS PARTICIPAM DE RETIRO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

“Família cristã como igreja doméstica e berço das vocações”: o tema do Retiro Diocesano da Pastoral Familiar de 2019 uniu a reflexão do Ano Vocacional Diocesano com o desejo das famílias em viver, cada dia mais, sua vocação ao serviço. A atividade acolheu 80 casais, além de 20 de crianças e adolescentes, nesse domingo (01), na Fazenda São Paulo, em Oliveira.

As irmãs apostolinas, Annalisa e Susana, foram as responsáveis por conduzir as reflexões durante o dia. Elas ressaltaram que a família cristã deve promover um ambiente propício para que as crianças e jovens vivenciem e compreendam os chamados de Deus à missão.

A coordenadora diocesana da Pastoral Familiar, Heloísa Machado, lembrou que o exemplo para este trabalho vem da família de Jesus. “O próprio Cristo nasceu numa realidade familiar e sua família é um exemplo de uma família humana, que soube viver sua missão. À exemplo da Sagrada Famíli,a nossas famílias devem cultivar o amor, o respeito mútuo, a doação, o diálogo, enfim, aquilo que faz uma família viver na harmonia”, explicou.

O grupo ainda refletiu a importância da vida em comunidade. Para as assessoras, cada família deve ser acolhida nos espaços celebrativos de modo a favorecer a integração e uma vivência mais santa da vida em família. Heloísa ainda acrescentou que é preciso intensificar as orações pelas vocações.

“Os pais devem ser exemplo para seus filhos, educando-os para valorizarem a religião e os valores familiares. Os pais devem viver sua vocação e devem incentivar os seus filhos a também ouvirem o chamado de Deus. Como famílias mais conscientes de sua missão já é mais um passo para termos jovens e adultos que deem uma resposta generosa ao chamado de Deus”, ressaltou.

O encontro contou com representações de 16 paróquias. O assessor diocesano da Pastoral Familiar, Pe. Antônio Orestes, presidiu a Eucaristia que encerrou as atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *