CASAIS REFLETEM OS DESAFIOS DO PÓS-MATRIMÔNIO

Preparar para o matrimônio, casar e refletir o início da vida conjugal: todos os passos fazem parte da trajetória do casal em sintonia com a reflexão oferecida pela Pastoral Familiar. E foi pensando no pós-matrimônio que 16 casais participaram do encontro diocesano dedicado a esse setor na Diocese, no dia 19 de maio, na Escola Estadual “Francisco Fernandes”, em Oliveira.

Padre Antônio Orestes fala aos casais com base na exortação pós-sinodal

“O anúncio cristão sobre a família é verdadeiramente uma Boa Notícia” (Amoris Laetitia,1) foi o tema escolhido para a formação. O trecho foi extraído da exortação pós-sinodal sobre o amor nas famílias. Na condução do momento esteve o assessor diocesano da Pastoral Familiar e Pároco da Paróquia de São Sebastião, de Campo Belo, Pe. Antônio Orestes de Resende.

Segundo a coordenadora diocesana da Pastoral Famíliar, Heloísa Helena Machado Morais, o encontro tem o objetivo de acolher os recém casados para refletir como as famílias devem enfrentar os problemas por elas vividos e identificar suas causas e consequências. “Queremos também mostrar os valores evangélicos que constroem relacionamentos sadios e duradouros, despertando a consciência de que família é a primeira e mais importante escola de vivência comunitária e social”, destacou.

Para Heloísa, os primeiros anos de casamento constituem-se como uma fase de grande importância na vida do casal, pois é o momento para consolidar a relação. Por isso, a Pastoral Familiar prepara agentes aptos para estreitarem a amizade com esses casais e atuarem para inseri-los na comunidade eclesial – caminho que começa na preparação para o matrimônio.

Pré-Matrimônio na Diocese de Oliveira

O caminho de atendimento aos casais tem início já no período de noivado e preparação para o sacramento. A coordenação diocesana da Pastoral Familiar explica que esta é a fase da acolhida por parte dos casais agentes de pastoral. Eles recebem os noivos em seus lares para encontros de preparação através do diálogo, oração e partilhas de experiências.

Pastoral Familiar está organizada em toda Diocese

“Os encontros promovem a conscientização sobre o matrimônio e sua beleza para que sejam relacionamentos construtivos, fecundos e fieis, evangelizando os noivos para construírem famílias cristãs, estimulando para que apreciem os dons do matrimônio e da família a fim de manter um amor forte, sólido, duradouro e cheio de valores, onde a alegria e a paz reinem, mesmo diante das realidades e desafios vividos hoje por nossas famílias”, explica a coordenadora da Pastoral Familiar, Heloísa, que atua junto de seu esposo, Paulo Roberto Morais.

Para saber como participar da Pastoral Familiar, os casais devem procurar as secretarias paroquiais ou entrar em contato pelo telefone: (37) 99923-1515 (Heloísa). Além da preparação para o casamento, a pastoral oferece auxílio com aconselhamentos e acompanhamentos para os já casados. Os interessados também podem participar de formações para atuarem na Pastoral e iniciarem um caminho como agentes colaboradores.

Texto: Vinícius Borges
Fotos: Pastoral Familiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *