DestaquesNotícias

CATEQUISTAS CELEBRAM MISSÃO REFLETINDO ANO DO LAICATO

Catequistas participam do ofertório

No domingo (26) a Diocese de Oliveira reuniu os missionários de várias paróquias para celebrar o Dia do/a Catequista e refletir o tema escolhido para o ano: “Cristãos leigos: sal da terra e luz do mundo”. Centenas participaram da tarde celebrativa, realizada no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Oliveira.

O responsável pela Comissão Diocesana de Iniciação Cristã, Pe. Leandro Vilela Marques, acolheu as delegações forânicas com entusiasmo no início da celebração. Lideranças das paróquias participaram da oração inicial, mostrando a unidade do trabalho realizado em toda Diocese. O novo assessor diocesano da Pastoral Catequética, Pe. Jeferson Marques, também acolheu os catequistas e animou-os a perseverarem na missão evangelizadora.

Em seguida, o jovem assessor da Pastoral da Comunicação e Pastoral da Juventude, Vinícius Borges, partilhou as reflexões sobre o Ano Nacional do Laicato. Em sua fala, Vinícius destacou os principais pontos do documento 105: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”. “Precisamos de uma evangelização que encante as pessoas para a pessoa e projeto de Jesus de Nazaré”, conclamou. O jovem ainda destacou que o trabalho dos catequistas é essencial na construção da missão da Igreja e disse que é tarefa deles animar a atuação protagonista dos leigos nas paróquias.

Representantes das foranias levam velas representando a unidade diocesana

A catequista Carmem Lúcia, que integra a comissão diocesana, destacou o dia como um momento de forte de comunhão. Para ela, a reflexão do Ano do Laicato contribuiu para que os catequistas levassem importantes provocações para as paróquias. “Eu acredito que a reflexão sobre o Ano do Laicato tenha despertado nos catequistas uma vontade maior de conhecer o documento, já que a maioria não teve acesso ao mesmo e também o desejo de saber do seu verdadeiro papel na Igreja e a força que todos nós temos enquanto leigos. A questão do conhecimento de documentos pelos leigos de nossa Diocese ainda é muita reduzida”, avaliou.

Por outro lado, Carmem valorizou o compromisso dos catequistas com a caminhada diocesana, sobretudo nos encontros e visitas realizadas. Ela explicou que a comissão diocesana esteve em todas as paróquias da diocese, o que fortaleceu o vínculo e a sintonia da vivências das diretrizes.

O dia foi encerrado com a Celebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro. Além de Pe. Leandro e Pe. Jeferson, que concelebraram a Missa, o pároco do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Pe. Pedro Carapina, participou do início do dia celebrativo levando uma palavra de acolhida.

PASTORAL DO BATISMO PARTICIPA DE CELEBRAÇÃO

A Pastoral do Batismo também se fez presente com representantes de várias paróquias. O trabalho conjunto com a Pastoral Catequética está em sintonia com a criação da Comissão Diocesana da Iniciação Cristã. A implantação dessa comissão, que une o trabalho das duas pastorais, está em sintonia com as disposições do documento 107: “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”.

CONFIRA VÍDEO DA ACOLHIDA

CONFIRA MAIS FOTOS: