CELEBRA OLIVEIRA REÚNE 180 MÚSICOS EM DIA DE FORMAÇÃO

Celebra Oliveira! A chamada resume a convocação feita aos 180 músicos presentes no encontro sobre música litúrgica realizado no último sábado (7), no Centro de Pastoral Santíssima Trindade, em Oliveira. A atividade, promovida pelo Projeto Celebrar, contou com a assessoria do youtuber William Damasceno, da Diocese da Campanha.

O uso dos instrumentos musicais na liturgia foi o tema da formação. Representantes de várias paróquias refletiram e aprenderam mais sobre a musicalidade nas celebrações, o melhor uso dos instrumentos e a adequação dos mesmos aos tempos litúrgicos.

Um dos organizadores do encontro, o seminarista Gutierrez Lellis, revelou que a participação foi a maior dos últimos anos. A sala utilizada para a formação ficou lotada. Isso alegrou toda a equipe, que considerou um sinal de desejo de crescimento no serviço à Liturgia.

“Aliás, essa é a razão de um encontro anual com os músicos de nossa diocese: o Projeto Celebrar não quer oferecer apenas subsídios prontos, mas possibilitar aos leigos oportunidades de crescimento na formação litúrgica. Assim, faremos que os fiéis cheguem à participação plena, ativa, consciente e frutuosa na Liturgia que nos propôs o Concílio Vaticano II”, destacou.

Interpretar cantos ou tocar algum instrumento nas celebrações requer envolvimento com o que é celebrado. Esse ponto também foi refletido pelo assessor Willian. A jovem Elisa Aparecida da Silva Ferreira, da Paróquia de São Bernardo de Claraval, de Macaia, enalteceu esse tópico da afirmação e mostra entusiasmo para replicar os ensinamentos em sua comunidade.

“O que mais me chamou a atenção, em especial, foi a fala sobre a sensibilidade. Realmente, às vezes, a gente está muito no botão automático e não passa para o outro aquela sensibilidade e emoção que existem na música. Irei passar o máximo possível do que aprendi pra minha paróquia para que, assim, possamos estar todos em sintonia e dentro da liturgia”, refletiu.

Para 2021, a ideia é manter a formação para músicos e membros das equipes de Pastoral Litúrgica. O Projeto Celebrar é responsável, dentre outras atividades, por pensar o material “Celebrar”, que reflete e unifica as experiências celebrativas na Diocese de Oliveira, com a produção dos folhetos para missas, livros de canto, composições e roteiros celebrativos.

Texto: Vinícius Borges
Fotos: Projeto Celebrar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *