CELEBRAÇÃO DIOCESANA DO ANO DO LAICATO

O termo ‘leigo’, na Igreja refere-se a todo batizado que não recebeu as ordens sacras, portanto, a maioria do povo de Deus. Sua vocação e missão decorre do santo Batismo, pelo qual somos configurados a Cristo, “sacerdote, profeta e rei” (I Pd 2,9). Para todos os cristãos, a vocação primeira é a e configurar-se a Cristo, sendo santos como ele é santo.

Este Ano Nacional do Laicato, que estamos vivendo desde a Festa de Cristo Rei, quer ser um momento de reflexão e despertar de novo compromisso eclesial para um Igreja em saída, na expressão tão cara ao Papa Francisco. Quer nos desafiar a todos os cristãos, especialmente aqueles que se organizam nas pastorais, movimentos associações e serviços no grande tecido eclesial, a olhar além dos próprios limites para um efetivo compromisso missionário. Afinal, o mandamento do Senhor de “anunciar o Evangelho a toda criatura” (cf. Mc 16,15) não foi dado a um grupo de privilegiados, mas cabe a todos os batizados, cada um segundo sua vocação e estado de vida: solteiros, casado, viúvo  ou celibatário em especial consagração.

O testemunho de todos os cristãos se dá como “sal da terra” (Mt 5,13) e “luz do mundo” (Mt 5,14), como “fermento na massa” (cf. Lc 13,18-21) para que o mundo se torne verdadeiro pão de Deus. Portanto, o leigo precisa ser em seus ambientes fermento do Evangelho que transforma a sociedade segundo os critérios do Reino, gerando em todos os lugares um ambiente saudável, fecundo, de harmonia e de paz.

Cabe aos leigos na Igreja a tarefa de ser Igreja no coração do mundo e mundo no coração da Igreja (cf. Puebla 786-787), assumindo seus compromissos familiares, sociais e políticos.

Com o desejo de valorizar o Ano do Laicato, vamos realizar em Oliveira, um momento festivo dia 27 de maio, Solenidade da Santíssima Trindade, para o qual convocamos a todos os fiéis de nossas paróquias e comunidades, ao menos em suas representações de pastorais, movimentos associações e serviços. A atividade começa às 13h, em frente a Matriz de Nossa Senhora de Oliveira, em Oliveira/MGOrganize sua caravana e venha com sua paróquia para celebrar conosco a vocação comum de todo cristão.

Procure sua Paróquia.

Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro

Um comentário sobre “CELEBRAÇÃO DIOCESANA DO ANO DO LAICATO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *