CELEBRAÇÃO MARCA INÍCIO DO ANO VOCACIONAL DIOCESANO

“Mestre, onde moras? Vinde ver” (Jo 1, 38-39). O chamado de Jesus aos discípulos é também a iluminação do Ano Vocacional da Diocese de Oliveira. Caminhada que teve início nesse domingo (17), com celebração de abertura, realizada na Catedral de Nossa Senhora de Oliveira, em Oliveira. Tarde em que a igreja ficou lotada por quem atendeu ao chamado de rezar pelas vocações e partilhar da proposta de ação pastoral que terá ênfase até dia 16 de fevereiro de 2020.

Ao início da missa, o bispo diocesano, Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro, abençoou uma imagem peregrina do Bom Pastor. Ela visitará as paróquias da Diocese como sinal de reflexão e oração pela frutificação das vocações. Antes de visitar as paróquias, porém, a imagem será acolhida na casa das Irmãs Apostolinas, em Carmópolis de Minas. Depois, também visitará outras casas de religiosas e os seminários diocesanos.

O convite à oração também foi estendido aos fiéis presentes, que receberam uma medalha de Nossa Senhora de Oliveira, padroeira diocesana, junto à oração do 4º Congresso Vocacional Nacional. A proposta é que cada pessoa que acolheu o presente possa rezar pelas vocações diariamente durante o Ano.

Este convite foi reforçado por Dom Miguel em sua homilia. Ele lembrou que a Igreja anseia por numerosas e santas vocações. Aproveitando o Evangelho do dia, que narra a pregação de Jesus sobre as Bem Aventuranças (Lc 6,17.20-26), o Pastor reforçou que atender ao chamado de Deus é abraçar a alegria: “não há quem não aspire a felicidade”.

“Ao chamado vocacional de Deus em sua Igreja, corresponderá sempre um lugar e um carisma próprio, seja no matrimônio, vocação da maioria dos cristãos, seja no celibato assumido com alegria, seja na vida consagrada como sacerdote, religioso, religiosa ou nos diversos institutos seculares e carismas de movimentos, associações e serviços eclesiais. Cada um, por sua parte é chamado a viver sua vocação na fidelidade às fontes de seu carisma e às aguas tranquilas dos rios de Deus que jorram do Coração de Jesus, novo templo do Senhor, batismo, Eucaristia e sacramentos”, disse o Bispo.

A Abertura do Ano Vocacional reuniu religiosas, o clero e representantes da Pastoral Vocacional e movimentos que atuam no serviço às vocações, como o Serra Clube, a Obra das Vocações Sacerdotais (OVS) e os Mosteiros Vocacionais. Representantes das paróquias também participaram. Ao final da missa, o bispo apresentou as equipes de animação vocacional de cada uma das quatro foranias. Elas terão a função de mobilizar e articular ações específicas deste ano especial aproximando, também, os seminaristas das comunidades e atividades voltadas à juventude.

O ANO VOCACIONAL DIOCESANO

                Com o tema: “Diocese, paróquias, comunidades e grupos, lugares do cuidado vocacional e da vivência ministerial”; e iluminação bíblica: “Mestre, onde moras? Vinde ver” (Jo 1, 38-39), o Ano Vocacional da Diocese de Oliveira propõe uma série de ações pastorais com o principal objetivo de “tornar os espaços eclesiais verdadeiros centros do despertar vocacional e da vivência ministerial”.

                A ideia vai de encontro ao Plano Diocesano de Pastoral que, para 2019, propõe o cuidado vocacional como tema de destaque. Segundo o membro do Conselho Diocesano de Pastoral, Pe. Onaldo Aristeu dos Santos Júnior, várias motivações contribuíram para que a Diocese deliberasse pela realização do Ano Vocacional. São elas: o Sínodo da Juventude, que abordou o discernimento vocacional, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Congresso Vocacional Nacional e o Mês Missionário Extraordinário.

                A programação incluirá caminhadas, encontros, oficinas e peregrinações. Além disso, a Pastoral Vocacional reforçou o convite para os encontros vocacionais, que serão realizados em três etapas com mais um retiro ao longo do ano. O primeiro deles está marcado para 16 e 17 de março, no Centro de Pastoral Santíssima Trindade, em Oliveira. Para participar, basta procurar a Pastoral Vocacional da paróquia ou a secretaria paroquial. Também estão abertos os contatos do Secretariado Vocacional:

(37) 3407-0787 ou 3331-3318

Whatsapp: (31) 99266-5564

e-mail: savoliveira02@gmail.com

Reportagem: Vinícius Borges
Fotos: Tiago Coelho
Pascom Diocesana

2 comentários sobre “CELEBRAÇÃO MARCA INÍCIO DO ANO VOCACIONAL DIOCESANO

  1. A Paróquia Nossa Senhora das Mercês, de Mercês de Água Limpa, esteve representada através do nosso Pároco, Pe. Carlos Roberto das Graças, e quinze agentes de Pastorais, Serviços e Movimentos. D. Miguel nos deixou um apelo: “Para quem somos?” Vamos refletir sobre essa proposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *