CONSELHO DIOCESANO AVALIA ANO PASTORAL

O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) reuniu-se nesse sábado (01), no Centro de Pastoral Santíssima Trindade, em Oliveira, para a última reunião de 2018. O grupo, formado por padres, bispo, religiosas, representantes de pastorais e movimentos, além dos leigos de cada paróquia, avaliou as principais atividades do ano e planejou os principais passos para 2019.

Entre os destaques, está o Ano Vocacional Diocesano, que será vivenciado com destaque em 2019. Cada forania deverá compor uma comissão para acompanhar as atividades relacionadas. A equipe contará com um padre, uma religiosa, um casal, um/a jovem e dois seminaristas. O estágio pastoral dos postulantes será vinculado às foranias e não mais a uma paróquia específica, o que também deve dinamizar suas atuações dentro do Ano Vocacional.

Roteiros da novena de natal lançam luz para a acolhida das vocações no coração dos cristãos

A novena de natal 2018 também foi pauta da reunião. O membro do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), que acompanha a elaboração dos subsídios, Pe. Sebastião Correa Neto, explicou o caminho adotado para as orações deste ano. Segundo ele, a preparação para o natal já indica a temática a ser utilizada nas festas de padroeiro em 2019, uma vez que o tempo de advento abre o ano litúrgico. O tema do novenário é: “Acolher com Alegria a graça que vem”. A iluminação bíblica é a saudação do Anjo Gabriel à Maria: “Alegra-te cheia de graça” (Lc 1,28b). As festas de padroeiros, por sua vez, terão como tema: “Paróquia, lugar do cuidado vocacional e da vivência ministerial”. A arte da capa do livro da novena é de autoria da jovem Alice Castro, da Pastoral da Juventude de Carmo da Mata.

Também teve destaque a abordagem da Campanha da Fraternidade de 2019, que traz o tema “Fraternidade e políticas públicas”. O assessor diocesano das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) e vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, de Desterro de Entre Rios, Pe. José Geraldo Lopes, introduziu o tema e lembrou da importância do mesmo, que deve motivar encontros, caminhadas e atividades a nível paroquial e também em cada uma das quatro foranias.

Dentre as partilhas, a leiga Paré fez os repasses da Assembleia de Pastoral do Regional Leste 2. A religiosa apostolina, Irmã Susana, divulgou o Congresso Vocacional Nacional, marcado para setembro de 2019. O bispo diocesano, Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro, pediu o empenho do laicato na evangelização urbana, aludindo ao tema discutido na Assembleia Regional, no mês de novembro. O pastor também pediu que as lideranças dediquem um tempo ao estudo do Catecismo.

Texto: Vinícius Borges
Fotos: Pe. Onaldo

Um comentário sobre “CONSELHO DIOCESANO AVALIA ANO PASTORAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *