CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL SE REÚNE EM OLIVEIRA

Membros do CDP conhecem detalhes da cartilha para as eleições

Representantes das paróquias, pastorais e movimentos, além de padres, religiosas e do bispo diocesano, Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro, participaram, neste sábado (30), no Centro de Pastoral Santíssima Trindade, em Oliveira/MG, da reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP). Como principal ponto de pauta, a apresentação da cartilha sobre as eleições 2018.

O material é uma produção do Regional Sul 2 (Paraná) da CNBB e foi adotado por todo Brasil para auxiliar os católicos na formação política para o período eleitoral. O pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, de Itaguara/MG, Pe. Onaldo Júnior, fez a explanação dos principais pontos da cartilha. “Este material chegará em todas as paróquias e queremos que pelo menos as lideranças estudem e se aprofundem em seu conteúdo”, frisou.

Dentre os assuntos elencados, estão a importância do voto e informações para averiguar a vida pregressa dos candidatos e orientações sobre as funções dos cargos eletivos. O bispo diocesano, Dom Miguel, lembrou que a formação política não deve se restringir ao período eleitoral, sendo um indicativo do Plano de Pastoral Diocesano 2016-2020.

Pe. Onaldo ressalta importância do material para a formação das lideranças pastorais

Para auxiliar na divulgação do conteúdo informativo, a Pastoral da Comunicação também apresentou materiais audiovisuais que serão divulgados pelas dioceses da Província Eclesiástica de Belo Horizonte sobre democracia, perfil dos candidatos e combate às “fake News” (notícias falsas e boatos na internet).

O grupo aproveitou para aprovar a ata da última reunião, realizada ainda em 2017, além de informes gerais das pastorais. O CDP volta a se encontrar para assembleia, agendada para o dia 1 de dezembro, quando deve aprovar o calendário das atividades diocesanas para o ano seguinte.

CONFIRA O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DA CARTILHA:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *