DIOCESE CELEBRA A VOCAÇÃO DOS CATEQUISTAS

Quarto domingo de agosto (25): dia de celebrar a vocação dos leigos e leigas na vida da Igreja. Oportunidade para recordar a importância da missão das/os catequistas. Na Diocese de Oliveira, além da catequese, que atua na preparação para a Primeira Comunhão e Crisma, a celebração da data reuniu os agentes da Pastoral do Batismo: leigos envolvidos nos sacramentos da iniciação cristã. Representantes de várias paróquias se encontraram no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Oliveira, para uma tarde de formação e oração.

O seminarista Gutierrez Lellis falou às lideranças diocesanas sobre o Ano Vocacional. Para o jovem, o trabalho dos catequistas é apresentar Jesus Cristo. “Antes mesmo de falarmos de mandamentos e regras, temos que permitir que as pessoas tenham um encontro com a pessoa de Jesus”. Segundo ele, esse trabalho é um chamado vocacional à todos e exige um movimento missionário de “Igreja em saída”, como propõe o Papa Francisco.

A oração pelas vocações também foi apontada como eixo central ao trabalho dos catequistas e agentes de pastoral. Mas Gutierrez recordou outras chaves de atuação: o chamado e o cuidado com os vocacionados e companheiros de caminhada. “Não podemos esperar que venham até nós. Os tempos mudaram e precisamos ir ao encontro”, frisou. Além disso, o seminarista pediu que o cuidado seja uma tônica na evangelização. Para ele, cuidar das vocações é missão de todos, uma vez que muitas são as dificuldades para quem entrega sua vida ao serviço da comunidade.

O assessor da Pastoral Catequética Diocesana, Pe. Jeferson Martins, conduziu uma adoração ao Santíssimo, onde foram ofertados símbolos da missão dos catequistas. Uma Missa encerrou a tarde celebrativa, que teve a presidência do bispo diocesano, Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro. Ele ofereceu e consagrou a vida dos catequistas à padroeira do Santuário, Nossa Senhora Aparecida.

Texto: Vinícius Borges

Imagens: Vinícius Borges e Pascom do Santuário Nossa Senhora Aparecida