DIOCESE DE OLIVEIRA PARTICIPA DE ENCONTRO DAS CEBS EM SETE LAGOAS

Mais de 170 delegados participaram da atividade

As Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) da Diocese de Oliveira foram representadas por 28 lideranças no Encontro da Micro Região Centro 1 (CNBB Leste 2), de 24 a 26 de agosto, realizado em Sete Lagoas. O tema do encontro foi: “As CEB’s e sua missão no mundo urbano”, e o lema: “Comunidade: espaço de partilha e vida“.

As temáticas debatidas estiveram em sintonia com o que foi vivenciado no 14º Intereclesial das CEB’s, realizado em Londrina, no início do ano. Durante o encontro, as lideranças refletiram os desafios da atuação da Igreja no contexto das cidades. A Província Eclesiástica de Belo Horizonte, que além de Oliveira, compreende as Dioceses de Luz, Sete Lagoas, Divinópolis e a Arquidiocese de Belo Horizonte, decidiram elencar como prioridade a valorização da juventude e da família.

Desafios do mundo urbano foi o tema central das reflexões

O assessor diocesano das CEB’s, Pe. José Geraldo Lopes, afirmou que essa opção deve estar motivada pelo fortalecimento das comunidades como locais de partilha e compromisso com a vida, especialmente dos mais pobres. Ele também especificou o que deve ser feito na Diocese. “Sendo que já temos uma equipe formada por representantes das paróquias que possuem CEBs, vamos incrementar a Pastoral Urbana, como Comunidade de Comunidades, olhando as necessidades sociais, em parceria com o governo municipal. Também atuar em unidade com as pastorais locais, sem medo dos preconceitos que existem contra esse ‘antigo/novo jeito de ser Igreja’, que vem das bases, porque não queremos impor, mas somar”, refletiu.

Ao abordar o tema, o assessor lembrou que a identidade das CEB’s possui características bem marcantes, mas que devem servir à diversidade da Igreja. A reflexão também esteve presente na assessoria de Padre Manoel Godoy, da Arquidiocese de Belo Horizonte, que provocou os mais de 170 delegados a ousarem sair às ruas para anunciar o Evangelho como é próprio da espiritualidade das comunidades.

Mudas de árvores frutíferas são ofertadas às Dioceses presentes

A celebração de envio, presidida pelo bispo de Sete Lagoas, Dom Aloísio Vitral, provocou as lideranças a plantarem mudas de árvores frutíferas de cada região. Os frutos colhidos deverão ser levados nas próximas atividades. Não só aqueles que vieram do cuidado com a planta, mas também as ações pastorais promovidas por cada diocese.

Os 28 delegados da Diocese de Oliveira vieram de oito cidades diferentes: Desterro de Entre Rios, Campo Belo, Santana do Jacaré (Vieiras), Carmo da Mata, Oliveira, Carmópolis, Piracema e Passa Tempo.

 

 

CONFIRA MAIS FOTOS:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Equipe Ceb’s / facebook – Paróquia Nossa Senhora das Graças /Sete Lagoas e Pe. José Geraldo
Texto: Vinícius Borges
Agradecimentos: Luciano Lyra – Diocese de Sete Lagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *