DOM MIGUEL E PE. ONALDO PARTICIPAM DE ASSEMBLEIA REGIONAL DE PASTORAL

Teve início nessa segunda-feira (3), na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte, a Assembleia Anual do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo). A Diocese de Oliveira é representada pelo bispo diocesano, Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro, e pelo representante do Conselho Diocesano de Pastoral, Pe. Onaldo Aristeu dos Santos Junior. O encontro termina na quinta-feira (6).

Com o tema, “’E Deus viu que era muito bom’(Gn1, 1), construindo uma ecologia integral”, a Assembleia reflete os desafios pastorais diante das questões ambientais que se apresentam para a vida do povo mineiro e capixaba. O encontro também contará com as eleições para a Presidência Regional e para as presidências das Comissões Episcopais para o quadriênio 2019-2023.

Pe. Onaldo explicou que a vivência espiritual e pastoral das questões voltadas à ecologia visa iluminar a construção das prioridades do Regional e das dioceses. A ecologia é também tema deste último ano do quadriênio, que se encerra com a Assembleia.

Para contribuir no discernimento necessário à formulação das prioridades, o grupo tem ouvido alguns agentes que trabalham diretamente com várias situações e desafios na área de meio ambiente, sobretudo a questão da mineração. Na manhã desta terça-feira (4), a representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Sônia Mara, fez uma explanação sobre os impactos do setor e analisou a conjuntura atual. O professor e coordenador da Agência de Desenvolvimento Regional Integrado da Arquidiocese de Belo Horizonte, Miguel Ângelo Andrade, falou da luta empreendida pela Igreja na tentativa de impedir a retomada da mineração na Serra da Piedade, onde está localizado o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do estado de Minas Gerais.

Está prevista para quarta-feira (5) uma visita a Brumadinho, cidade que foi atingida pelo crime ambiental da Mineradora Vale em janeiro deste ano.

Texto: Vinícius Borges
Fotos: Xavana Jacqueline (CNBB Leste 2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *