ECC CELEBRA 50 ANOS NO BRASIL E 36 NA DIOCESE

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja que desperta casais para a atuação pastoral e a vivência espiritual nas famílias. Presente em todo Brasil, ele completa 50 anos desde que chegou ao país. Na Diocese de Oliveira, onde chegou, pela primeira vez, na Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Campo Belo, já são 36 anos de atuação. Para celebrar a data, o bispo diocesano, Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro, presidiu missa na Igreja de São Sebastião, em Oliveira, neste domingo (03). O diretor espiritual do ECC, Pe. Sebastião Lino, concelebrou a Eucaristia e enviou uma mensagem especial aos membros do movimento.

A celebração contou com a participação do vigário paroquial, Pe. Eduardo, além do acólito Orlando e de três casais do serviço, incluindo os coordenadores diocesanos, Lúcia e Custódio. O coral que participou da liturgia foi formado por casais da Paróquia de São João Bosco, de Oliveira. A missa foi transmitida em live pelo facebook, além da Rádio Nossa FM.

Pe. Sebastião Lino fez memória de Pe Horaoldo, da Ordem de Santa Cruz, que foi o primeiro padre a acolher o ECC na Diocese, quando era pároco em Campo Belo. O diretor espiritual leu uma menagem a todos os casais durante a missa. Confira a íntegra do texto.

MENSAGEM NA OCASIÃO DOS 50 ANOS DO ECC – Maio de 2020.

            Exmo. Revmo. Dom Miguel, nosso querido Bispo Diocesano

            Caríssimo Pe. Eduardo, nosso vigário paroquial; Estimado Acólito Orlando; Prezado casal diocesano, Custódio e Lúcia

Saudações a toda família Diocesana do ECC e a todos que nos acompanham por meio das mídias sociais e da Rádio Nossa FM.

            Cremos na vida. Cremos na família

            Nesta ocasião da comemoração do Jubileu Áureo do Encontro de Casais com Cristo, fundado pelo iluminado Pe. Alfonso Pastore, em abril de 1970, na Arquidiocese de São Paulo, nossa palavra versa sobre a gratidão e o cuidado.

            Gratidão à Santíssima Trindade, Comunidade de Amor, que nos ensina e motiva a viver no seio da família, pequena comunidade, como filhos amados, esposo e esposa   que se amam e labutam pela dignidade do lar, avós, tios, primos e demais parentes que se respeitam. Gratidão à Igreja Católica que na sua missão evangelizadora, acolhe as iniciativas, os trabalhos pastorais, movimentos e serviços que têm como meta anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo. Dentre os serviços, destacamos hoje o ECC que tanto bem tem feito aos casais que têm como fundamento para sua vida conjugal o Sacramento do Matrimônio. Nestes 50 anos milhares de casais despertados para viver o casamento de uma maneira cristã e para o engajamento na dinâmica pastoral das paróquias. Gratidão aos bispos de nossa Diocese pela acolhida e acompanhamento do ECC; aos Diretores Espirituais das três etapas bem como aos sacerdotes da Diocese que assumiram o ofício de Diretor Espiritual Diocesano, como serviço prestado à Igreja; aos casais que compõem o Conselho Diocesano do ECC, aos casais setoriais e às Equipes Dirigentes de cada paróquia. Muito obrigado pelo zelo, dedicação, fidelidade ao Documento Nacional e pelo amor demonstrado antes, durante e após cada encontro.

            Além da gratidão, nesse Domingo do Bom Pastor, faço um apelo ao Sr. Bispo, aos irmãos padres, aos religiosos e religiosas, acólitos, seminaristas e a todos os casais que já vivenciaram o ECC, vamos continuar exercendo a arte do cuidado para com as nossas famílias. Queríamos realizar hoje na parte da tarde uma bonita celebração na Catedral, precedida por um momento de adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento pelas vocações, com a presença de casais representando as paróquias da Diocese, mas quis a Divina Providência, que esta data fosse celebrada em cada igreja doméstica, no aconchego de nossos lares. Estamos reaprendendo a maravilha da convivência familiar, das orações em comum e do cuidado que devemos ter uns para com os outros. A semente do ECC lançada na terra fértil do nosso Brasil, há 50 anos, foi cultivada e, por isso, tantos frutos. Cuidemos cada vez mais da espiritualidade do ECC que se fundamenta na Doação, Pobreza, Simplicidade, Alegria e Oração, além de outros valores da vida cristã, como: a Fraternidade, a Gratuidade e a Missionariedade. Seguindo as pegadas do Bom Pastor que cuida de cada um de nós e nos dá a vida e vida em abundância, que o ECC continue cuidando dos casais e das famílias. Que a Sagrada Família de Nazaré, interceda por todos nós e abençoe nossas famílias.

Cremos na vida. Cremos na Família.

 Parabéns ECC!

            Oliveira, 03 de maio de 2020.

Um comentário sobre “ECC CELEBRA 50 ANOS NO BRASIL E 36 NA DIOCESE

  1. Parabéns pelos 50 anos de ECC.participei do terceiro encontro da paróquia Sr.Bom.Jesus de Campo Belo foi um benção ainda trago na memória como se fosse hoje que Deus nos abençoe sempre e a família ECC abraços a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *