EM DEFESA DA VERDADE

Jesus disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade,  a Vida”. Nós cristãos somos chamados a dar testemunho da Verdade. Não podemos faltar com a verdade. Há, em torno de nós, uma onda de “fake news”, de notícias falsas, mentirosas, que são criadas para favorecer a uns e parra prejudicar, para depreciar a outros, sobretudo pessoas públicas. O “fake news” costuma ser utilizado pelos “politiqueiros”, por aqueles que usam a política , para seu proveito pessoal e até, para obter lucros financeiros ilícitos. Nós cristãos não podemos ir nessa onda. Temos que nadar contra a corrente, ainda que isto exija de nós algum sacrifício. Compensa o esforço por manter a Verdade, pois só ela nos salvará, em meio a essa onda de notícias falsas.

     Quem procura nadar contra a corrente, sabe onde quer chegar e o seu esforço constante o levará, por certo, a um porto seguro. Quem vai na onda da falsidade, talvez não tenha que fazer tanto esforço, pois a onda o carrega, mas ele não sabe onde vai parar e corre o risco de parar no abismo das competições que levam à lutas fratricidas. Mesmo que as falsas notícias venham a favorecer as pessoas que admiramos e a depreciar as que não nos são simpáticas, não podem contar com a nossa aprovação. Nós lutamos é pela vitória da verdade sobre a mentira, pela vitória do bem sobre o mal. O certo é que, em hipótese alguma, podemos faltar com a verdade. Para isto, devemos seguir sempre o princípio de jamais difundir notícias que depreciem a reputação das pessoas, a não ser que se trate de uma denúncia que venha em defesa da verdade.

Dom Francisco Barroso Filho – bispo emérito de Oliveira

Um comentário sobre “EM DEFESA DA VERDADE

  1. Como é bom meditar essas Palavras, neste momento que estamos enfrentando. Obrigada, Dom Barroso por nós proporcionar palavras que nos encorajam e ajudam a acalmar o coração. Um abraço, Mercês, Oliveira, mg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *