ENCONTRO VOCACIONAL CONTRIBUI COM DESCOBERTA PESSOAL

Momentos de oração comunitária refletem iluminações bíblicas

Tomar decisões na vida nem sempre é uma escolha fácil. Mais ainda quando se trata de vocações. Ajudar nesse discernimento é papel da Pastoral Vocacional Diocesana, que tem nos Encontros Vocacionais o momento principal para contribuir com jovens em seu processo de descoberta pessoal. O primeiro encontro do ano reuniu 35 participantes, nos dias 17 e 18 de março, no Centro de Pastoral Santíssima Trindade, em Oliveira/MG, para a continuidade dos acompanhamentos feitos em duas etapas.

Segundo a Irmã Apostolina, Susana Santa Catarina, as etapas correspondem à caminhada feita pelos participantes. Parte do grupo já vivencia a experiência dos encontros desde 2017, enquanto os novos participantes integram as atividades voltadas à etapa inicial. Apesar disso, alguns momentos dos encontros são conjuntos, como a Celebração Eucarística, que foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro.

A equipe da Pastoral Vocacional se dedica a oferecer momentos que ajudem os vocacionados a construírem seus projetos de vida. “O objetivo é favorecer aos jovens a escuta atenta da Palavra de Deus, proporcionar uma reflexão sobre si mesmo, sua realidade humana e eclesial, no intuito de contribuir para que o jovem possa descobrir o projeto de Deus sobre sua vida. A metodologia dos Encontros se dá através de momentos de oração pessoal e em grupo, dinâmicas, aprofundamento de conteúdo, partilha individuais e em grupos, concluindo sempre com a Celebração Eucarística”, descreve Irmã Susana.

Para um jovem de 15 anos a descoberta pode ser ainda mais desafiadora. Num mundo cheio de possibilidades, como afirma o Papa Francisco no documento “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, que subsidia o Sínodo dos Bispos previsto para outubro, as escolhas tendem a ser ainda mais difíceis e a fé pode ser uma aliada fundamental para esses jovens. É o que explicou Tiago de Jesus Coelho Borges, da Paróquia Nossa Senhora de Oliveira, de Oliveira/MG.

“Esta primeira etapa do Encontro Vocacional Diocesano está me auxiliando a me conhecer primeiramente, o que é algo extremamente importante, pois, para que eu possa descobrir aquilo para o que Deus me chama, preciso antes me conhecer”, refletiu.

O caminho da descoberta pessoal já foi iniciado por outros participantes, que fizeram a experiência da segunda etapa. Para eles, o compromisso com o Projeto de Seguimento a Jesus Cristo se torna mais visível e presente. Resultado de uma caminhada que envolve a oração comunitária e o autoconhecimento. “O Projeto de Vida deve ser aquele em que Cristo esteja como centro de tudo para fazermos as vontades Dele”, afirmou Luis Fernando Silva, da Paróquia Nossa Senhora de Oliveira, de Olive

Bispo diocesano fala aos integrantes do Encontro durante Missa

ira/MG.

Também no documento preparatório para o Sínodo da Juventude, o Papa afirma que as experiências de fé levam os jovens a se comprometerem com suas realidades comunitárias. Essa visão também é despertada no coração de quem passa pelos Encontros Vocacionais, como relata Paula Ribeiro Cristina dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora de Oliveira, em Oliveira/MG. “O encontro proporciona uma revisão dos pensamentos e um reencontro conosco mesmos. A partir disso, procura-se aceitar os pontos fracos, facilitando assim nosso convívio interior e exterior para levar isso para a comunidade em que vivemos ajudando as outras pessoas”, explica.

 

ENCONTROS VOCACIONAIS E TRABALHO DA PASTORAL VOCACIONAL          

Ambientação do espaço indica a centralidade da fé em Jesus para o discernimento vocacional

O próximo Encontro Vocacional Diocesano acontece nos dias 2 e 3 de junho. Além deste, há a última etapa prevista para os dias 15 e 16 de setembro. Para finalizar a caminhada anual de acompanhamento, o grupo participa de um retiro nos dias 24 e 25 de novembro.

A Pastoral Vocacional atua ainda em várias atividades durante o ano, incluindo assessorias em encontros, promoção de feiras vocacionais, trabalhos junto às escolas, celebrações e outras atividades nas paróquias. Para integrar a Pastoral ou saber como participar dos encontros e receber o acompanhamento, basta procurar a secretaria de sua paróquia ou entrar em contato com as Irmãs Apostolinas pelo telefone (37) 3407-0787 ou no e-mail: savoliveira02@gmail.com.

 

Texto: Vinícius Borges
Fotos: Pastoral Vocacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *