02/03/2011

Mensagem de acolhida ao Pe. Lúcio




Exmo. e Revmº Sr.Dom Miguel Ângelo de Freitas Ribeiro, nosso estimado e querido Bispo Diocesano, é com grande alegria que nossa comunidade paroquial mais uma vez acolhe Vossa Reverendíssima como nosso Pastor e guia. Sabemos de sua forte ligação em nossa paróquia, pois sendo de nossa vizinha cidade de Itaguara carrega consigo raízes que nos unem através da fé em Maria: a Senhora das Dores que é a mesma Virgem do Carmo. Acompanhamos a sua missão de Pastor que vai além das fronteiras, pois o senhor, conforme o lema episcopal: “Deus Proverá” acredita e confia na Providência Divina que o ampara e orienta durante todos estes 25 anos de Vida Sacerdotal, buscando cada dia viver a santidade, a humildade, a doação, e o amor à Cristo e sua igreja. Sinta-se acolhido!

Ao Revmº Sr. Padre Alexandre Pereira da Silva, nosso mais novo hóspede e fraterno amigo, não poderíamos deixar de manifestar os nossos sinceros votos de boas vindas. Nossa comunidade paroquial se regozija de alegria e esperança em acolhê-lo. Como o Profeta Isaías, em seu capítulo 6, versículo 8, disse: [Então ouvi a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei e quem irá por nós?” E eu disse: “ Eis-me aqui, envia-me!”]. Sem medos ou receios e atendendo mais uma vez a voz de Deus, que outrora o chamou para o Ministério Sacerdotal, respondeu sem titubear: Eis-me aqui, envia-me! E hoje já faz parte da vida dos carmopolitanos. Sinta-se também acolhido e amado por todos nós, conte com nossas orações e principalmente com a amizade de todos os devotos e filhos da Senhora do Carmo. As portas de nossas casas estão abertas para o senhor.

Ao nosso estimado Acólito Welligthon Mendes Alves, que hoje, avança para águas mais profundas, e vem para Carmópolis, iniciando mais uma etapa em sua caminhada vocacional. Queremos manifestar a você, Welligthon nossa alegria em saber, que nossa paróquia poderá contribuir em seu período de formação, que a convivência conosco, possa alimentar cada vez mais a chama da sua vocação.

Estamos de coração e braços abertos para acolhê-lo e caminharmos juntos na vida pastoral e religiosa em nossa comunidade. Seja bem vindo!
Revmos padres aqui presentes, religiosos e religiosas, seminaristas, autoridades civis e militares, amigos visitantes, e familiares, queremos externar nossa alegria e satisfação em poder recebê-los. “Bendito é aquele que vem em nome do Senhor!”. Sejam todos bem vindos.

“Dou graças àquele que me deu forças, Jesus Cristo, Nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao Ministério”. (1 Tm,1,12).

Gostaria com estas palavras retiradas da Sagrada Escritura, da Carta de São Paulo Apóstolo a Timóteo, dirigir-me, ao Revmo. Sr. Padre Lúcio Carlos Vieira, hoje, empossado como nosso novo pároco.

A priori peço à V.Reverendíssima a sua benção de Pastor e Pai Espiritual para toda nossa Paróquia.

Padre Lúcio, toda nossa vida é marcada por fatos, acontecimentos e decisões, e deparamo-nos às vezes com diversas circunstâncias que nos fazem refletir, pois a cerca de 15 anos atrás, escolhia como Lema de sua Ordenação Sacerdotal o trecho da 1ª Carta de Timóteo, acima citado, e por conseguinte como lema de sua vida e vocação, pois o senhor acredita que “Tudo pode naquele que lhe fortalece”. Em seu Ministério Sacerdotal a graça de Deus se manifesta através de sinais, acontecimentos e até mesmo em atitudes. Outrora foi o Padre Lúcio, pároco de São Tiago, recém ordenado, e que depois de certo tempo em transferência veio ser pároco em Carmópolis de Minas. E o tempo passou, houve novamente mudanças e o inverso aconteceu: Ontem, Pároco em Carmópolis de Minas, em São Tiago, uma segunda vez, em Santo Antônio do Amparo e Campo Belo. É preciso sim, e sempre: “Dar graças a Deus, pois Ele o julgou digno de confiança e o chamou ao ministério”, e não só ao ministério, mas também como hoje o próprio Jesus Cristo, o julgou digno de mais uma vez retornar a esta Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, marcada pela força da fé e o entusiasmo pastoral, que são frutos de nossos antigos e ex-párocos que em seus frutíferos pastoreios, lançaram suas sementes para o cultivo e a colheita. Temos como missão, o chamamento para sermos Discípulos Missionários, evangelizadores, porém é o próprio Deus quem chama e confia a mais sublime missão. Toda Vocação requer sacrifícios, entregas e renúncias, e desta forma à convivência fraterna e amiga do paroquiano com seu pároco, ou de seu pároco com os paroquianos, faz com que o fardo se torne mais leve. Aceite Padre Lúcio, a sincera e fraterna amizade destes seus filhos. Há muito se diz que, quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro precioso. Há muito se diz que amizade verdadeira dura pra sempre. As amizades nascem do acaso, ou de alguma força que faz com que uma simples brincadeira, uma informação, uma dor seja capaz de unir as pessoas. E a cumplicidade vai ganhando corpo, e o desejo de estar junto vai aumentando, e, com ele, a sensação sempre boa do poder partilhar a vida.

Querido e estimado Padre Lúcio, tudo em nossa vida é passageiro, e com o passar dos anos vamos adquirindo mais experiências. Temos outra visão mais ampla e definida tanto quanto as pessoas e até mesmo as realidades que nos envolvem. O passar dos anos trouxe para todos nós uma maturidade que nos torna pessoas melhores, e o que nos ajuda é a cooperação mútua, a união e principalmente a amizade. Os desafios da alma são fáceis, mas o crescimento que advém da aceitação desses desafios é sempre compensador. Como batizados, nós, leigos engajados e comprometidos desta comunidade, queremos colaborar para a edificação do Reino de Deus aqui, portanto colocamo-nos à sua disposição, para o serviço nas pastorais, movimentos e associações religiosas que animam a vida de nossa paróquia.

Nossa Paróquia vive durante esses dias um misto de tristeza e alegria, pois à alegria contagiante de nosso amigo e estimado Padre Sebastião, tornou-se para nós uma tristeza em perdê-lo e por esta tristeza da perda, surge um sentimento de alegria em saber que o seu substituto seria aquele com o qual já convivemos. Pois o que se lamenta na despedida é a perda do contato que tínhamos com a pessoa amada e amiga. Aprendemos a “Servir com alegria”, pois tínhamos como inspiração um pároco que transbordava esta alegria.

Estamos certos, de que antes de qualquer vontade humana de transferências, está a vontade de Deus, “pois não está nas mãos do homem o seu caminho”!

Aos amigos visitantes, principalmente aos da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Campo Belo saibam que vamos cuidar muito bem deste nosso novo pároco e o ajudaremos em tudo que ele precisar. Pedimos também, no ensejo, que acolham com carinho e amizade o nosso estimado Padre Sebastião e faça por ele tudo que fizeram pelo Padre Lúcio neste tempo em esteve à frente da sua paróquia.

Padre Lúcio, como devotos e filhos de Maria, queremos pedir a proteção da Virgem para sua vida e ministério. Rogamos a Nossa Senhora do Carmo que o cubra com seu Sagrado Escapulário e que do alto interceda junto a Seu Filho, para que seu trabalho pastoral seja profícuo e duradouro.

Neste dia começamos uma nova etapa pela qual damos graças a Deus, mas não podemos deixar passar em branco as recordações de tudo o que foi feito e construído nesta paróquia nestes últimos anos, é importante recordar e relembrar todo o trabalho, todo o empenho e esforço do passado que tanto nos inspiram e nos fazem olhar em frente para seguirmos o nosso caminho realizando e construindo coisas e sentimentos fortes para a nossa fé.

Nesta nova etapa, damos as boas vindas ao novo Pároco, Pe.Lúcio, nosso novo líder para continuar a transformar corações para uma vida mais simples, mais humana, mais honesta, mais autêntica e verdadeira, numa caminhada em direção a Deus.

Estas flores humildes e belas revelam todos os sentimentos e emoções de felicidade que enchem a nossa alma, receba-as com amor e carinho, pois elas levam o que de melhor há em nosso coração. Manifestando nossa esperança e alegria, saudemos Padre Lúcio com uma calorosa salva de palmas.



Voltar
  • Nágila Silva - Disse em: 11/12/2013 16:12

    Amei a sincera carta, concerteza p padre se emocionou verdadeiramente, parabéns Deus continue dando sabedoria a vcs!!!

Deixe seu comentário