IRMÃ FERNANDA ILÍDIO PROFESSA VOTOS PERPÉTUOS

Depois de 12 anos, quando deixou a Paróquia de São Sebastião, em Oliveira, para viver a missão da vida consagrada, Fernando Aparecida Ilídio regressou à sua comunidade. Desta vez, com a certeza da vocação e o desejoso ardoroso do sim definitivo, ela professou, tendo seus familiares, amigos e irmãs de vida religiosa, os votos perpétuos: uma oliveirense entre a comunidade das Mercedárias da Caridade. A celebração foi realizada na Matriz de São Sebastião, no último sábado (27).

Feliz com o momento, sobretudo quando a Diocese de Oliveira celebra o Ano Vocacional, Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro presidiu a Missa e ressaltou que a caminhada de Irmã Fernanda é exemplo para tantos jovens que sentem em seu coração o desejo de consagrar a vida. Junto dele, estavam alguns padres, incluindo o pároco, Pe. Sebastião Lino.

A superiora provincial das Irmãs Mercedárias da Caridade, Irmã Isaura Raimunda de Lima, acolheu o sim de Irmã Fernanda. Testemunharam os votos outras 20 irmãs da Congregação. Elas vieram de São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Belo, São João del-Rei e Campos do Jordão, juntamente com os leigos mercedários de São Paulo.

Irmã Fernanda passou alguns meses na Espanha, onde fez sua preparação final para a profissão dos votos perpétuos. Ela partilhou com a comunidade que os dias de oração ajudaram a perceber o quão feliz era no caminho que escolheu. E esse foi o tom de sua fala ao final da missa: manifestar a inteira alegria com o sim à vida consagrada.

“Minha alegria hoje se concretiza através das palavras de Maria àqueles que estavam servindo na festa da aliança: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’ (Jo 2,5). Escutar a Jesus no cotidiano da vida e perceber sua presença no mistério da humanidade toda é viver na dinâmica da disposição interior para fazer o que ele pedir; para ser providência visível. Significa que minha vida deve traduzir em gestos redentores. Toda escuta leva a uma ação e uma ação concreta no mundo para a humanidade padecida de tantos sofrimentos”, refletiu.

Atualmente vivendo em Recife/PE, Irmã Fernanda vai continuar dedicando sua vida às obras sociais de responsabilidade da congregação. Ela ainda agradeceu o carinho da Paróquia de São Sebastião, sobretudo de seus familiares e amigos dos tempos em que ali despertava para o seguimento à vida religiosa.

Filha de José Eustáquio Ilídio e Ivanilde Aparecida Ezequiel Ilídio, Irmã Fernanda tem agora outra família para também acompanhá-la: as Irmãs Mercedárias da Caridade. Comunidade que vive a missão experimentando, a todo momento, aquilo que afirmou o fundador da congregação, o beato Pe. Zegri, “tudo para o bem da humanidade: em Deus, por Deus e para Deus”.

TRÍDUO E MISSÕES PREPARAM COMUNIDADE PARA CELEBRAÇÃO DOS VOTOS

Várias religiosas chegaram antes à Paróquia São Sebastião para a celebração dos votos perpétuos. E elas não ficaram paradas. Junto das Irmãs Oblatas do Menino Jesus, que residem em Oliveira, partiram em missão. Jovens das comunidades as acompanharam em visitas, celebrações e encontros, especialmente entre os dias 22 e 26 de julho.

Já nos dias 24, 25 e 26 de julho, a Matriz de São Sebastião acolheu o tríduo preparatório, que contou com ampla participação da comunidade. As celebrações refletiram o despertar vocacional e integraram vários setores das paróquias em encontros, orações e partilhas.

Texto: Vinícius Borges
Fotos: Pascom Paróquia São Sebastião e Página das Irmãs Mercedárias da Caridade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *