IRMÃ SUSANA REPRESENTA DIOCESE NO 4º CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL

“Vocação e discernimento”: o tema do 4º Congresso Vocacional do Brasil, realizado em Aparecida/SP, de 5 a 8 de setembro, inspirou os participantes a pensarem os processos de escolha na vida dos cristãos. A religiosa apostolina, Irmã Susana Santa Catarina, representou a Diocese de Oliveira. O encontro reuniu mais de 650 participantes de todo Brasil.

Entre os palestrantes estava Pe. Amedeo Cencini, autor de várias obras, dentre as quais está o livro “Uma Paróquia Vocacional: Que pedagogia vocacional aplicar na comunidade paroquial”. Para Irmã Susana, uma das principais chaves de reflexão trazidas pelo padre foi a necessidade de desenvolver a sensibilidade nos processos de discernimento.

“Ele falava da necessidade de se ativar alguns tipos de sensibilidade para ajudar nesse processo. E sensibilidade vocacional é entendida aqui como aquela orientação interior que nasce do desejo de procurar o próprio lugar na vida e colocar-se numa atitude de escuta, do quanto e de quem possa ajudar nessa busca, com a coragem de decidir de forma livre e responsável”, explicou ela.

A religiosa destacou que é preciso fortalecer a sensibilidade em suas várias faces: orante, missionária, cristã, espiritual, intelectual e pastoral. Para ela, quando o cristão se abre à experiência religiosa profunda e sensível, permite-se ouvir os chamados e entender melhor qual o caminho deve seguir. Desafio que ela elenca como um dos principais para a Pastoral Vocacional.

Além dela, outras religiosas que tiveram passagem pela diocese estiveram presentes: as apostolinas Irmã Lucivânia e Irmã Clotilde, que hoje atua como assessora da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Texto: Vinícius Borges
Fotos: Susana Maia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *