JOVENS CELEBRAM DNJ EM SÃO TIAGO

A terra do café com biscoito se tornou também, no domingo (20), a terra das juventudes da Diocese de Oliveira. Em mais uma edição do Dia Nacional da Juventude (DNJ), a Pastoral da Juventude diocesana, em parceria com a Paróquia de São Tiago Maior e Sant’Ana, acolheu diversas expressões juvenis para celebrar a data num clima de festa e reflexão. O tema da edição de 2019 foi: “Juventude e políticas públicas: uma história nos chama à Civilização do Amor.”

Junto das políticas públicas, outras duas temáticas ganharam espaço no DNJ: as missões e o Ano Vocacional Diocesano. Celebrado no Dia Mundial das Missões, o DNJ promoveu ações missionárias nas comunidades rurais com a participação das juventudes dos grupos de São Tiago. O Ano Vocacional, além de ser lembrado nas apresentações, foi apresentado pela Pastoral Vocacional no “jogo da vida”, que refletiu o discernimento de modo lúdico e dinâmico.

Professora e catequista, uma pejoteira são-tiaguense foi a responsável por levar aos presentes uma mensagem de motivação. Eliza Cristina Vieira de Almeida fez parte de outra geração da PJ, mas recordou sua experiência de formação nos grupos de base e clamou aos jovens para abraçarem a missão.

“O que eu sou hoje é baseado em muito do que vivi na PJ. Meu posicionamento enquanto pessoa, profissional… tem muito a ver com tudo isso que a PJ representou na minha vida. Faço parte de uma geração, aqui em São Tiago, que começou essa história”, recordou. Sobre o tema do encontro, que abordou as políticas públicas, foi enfática:”Faz parte de ser cristão se posicionar: não silenciar diante de tantas opressões e problemas.”

Para os jovens que trabalharam durante quase um ano para a realização do DNJ, o sentimento foi de agradecimento. Sara Cristina da Silva foi da equipe de comunicação e afirmou que as equipes ficaram muito felizes com o resultado da atividade. Além disso, a jovem afirmou que a ideia é levar a semente do DNJ para o trabalho com a evangelização das Juventudes na comunidade. Na paróquia de São Tiago Maior e Sant’Ana existe a presença dos serviços do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) e Encontro de Jovens com Cristo (EJC).

Ainda na manhã, o bispo diocesano, Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro, presidiu a Eucaristia. O período da tarde contou com várias apresentações de diversos grupos, que refletiram as temáticas do DNJ. O encerramento foi em tom de envio missionário. Em uma proposta pouco comum, o padroeiro da paróquia, São Tiago Maior, tirou o chapéu para as juventudes fora da data de sua festa. Segundo a comunidade, além da benção, era um modo de dizer: “tiramos o chapéu para os jovens em sinal de gratidão.”

PADRE TIÃOZINHO LANÇA LIVRO “MULTIVERSOJOVEM”

O pároco da Paróquia de São Tiago Maior e Sant’Ana, Pe. Sebastião Corrêa Neto (Pe. Tiãozinho), aproveitou o DNJ para lançar seu mais recente livro: o “Multiversojovem”. Destinado à professores, acompanhantes de jovens, pais, mas também aos jovens, o livro reflete à diversidade da realidade juvenil e propõe caminhos para o acompanhamento e evangelização.

“Foi um projeto grande, muito trabalhado, com muitas mãos, com muita colaboração e presença coletiva. E estar aqui com esse DNJ, com as equipes de trabalho, que fizeram acontecer o DNJ, e lançar este livro foi uma grande alegria”, lembrou.

CONFIRA MAIS FOTOS DO DNJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *