JOVENS PARTICIPAM DE ENCONTRO DE INICIANTES DA PJ
Mais de 50 jovens de grupos de base de toda a Diocese se encontraram no “Centro de Pastoral Pe. Tiago de Almeida”, em São Francisco de Paula, de 24 a 26 de junho, para participarem de mais um Encontro de Iniciantes realizado pela Pastoral da Juventude. Além de refletirem as dimensões da Formação Integral, os participantes vivenciaram momentos lúdicos e orantes, celebrando a caminhada da PJ e formando novas amizades.
A atividade marcou também a sintonia entre a Pastoral da Juventude e a Pastoral Vocacional neste ano de 2016. Além da irmã apostolina Annalisa Arrigoni, que participou do encontro, a sua colega de congregação, Irmã Clotilde Azevedo, também se fez presente falando da dimensão mística: “Não basta somente falarmos de espiritualidade, mas é preciso experimentá-la”. Ela conduziu os jovens a um momento de experimentação da dimensão orante, com base na sensibilidade e na reflexão do Evangelho sobre os discípulos de Emaús.

O bispo diocesano, Dom Miguel Ângelo, visitou o Encontro de Iniciantes, a exemplo do que fez em maio no EFAE, também organizado pela PJ. Ele aproveitou para conclamar os jovens a assumirem seu protagonismo nos Conselhos Paroquiais de Pastorais e lembrou da necessidade de se buscar sempre o planejamento e a organização dentro dos grupos. A palavra do pastor também foi acolhida pelos jovens na missa que ele presidiu na Igreja do Rosário, onde o grupo pode celebrar junto da comunidade de São Francisco de Paula, que acolheu a PJ com muita entusiasmo.

A alegria tomou conta também dos jovens na noite cultural. Comidas típicas, muito colorido e irreverência dos jovens marcaram o “Arraiá da PJ”, que aproveitou para comemorar São João Batista, festejado no primeiro dia de realização do encontro. Os participantes dançaram quadrilha e aproveitaram para fortalecer os laços de amizade. A jovem Vitória Costa, da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, da Santo Antônio do Amparo, destacou as relações construídas como um dos maiores ganhos do Iniciantes: “Aqui a gente conhece pessoas que ficarão marcadas por toda vida com novas amizades que nos dão força”.
O Encontro de Iniciantes já é tradição no planejamento da PJ diocesana: há mais de 10 anos o encontro é promovido com foco nos jovens que estão começando suas caminhadas nos grupos de base. Segundo a secretária diocesana da PJ, Carla Nunes, a ideia é oferecer uma formação que permita ao jovem vivenciar as dimensões da formação integral, que são as relações vivenciadas por todo ser humano: psicoafetiva (relação consigo mesmo), psicosocial (com o outro), mística (com Deus e o transcendente), sócio-política (com a sociedade) e a capacitação técnica (a ação transformadora e missionária).

A próxima atividade diocesana da PJ será o Curso de Dinâmica para Líderes (CDL), que acontecerá de 05 a 07 de agosto. Mas antes os jovens estarão em comunhão com toda Diocese no Jubileu da Juventude, que será celebrada dia 31 de julho, em Oliveira.