OLIVEIRA RECUPERA IMAGEM DE SANTO ONOFRE, FURTADA HÁ 25 ANOS

Furtada em 24 de julho de 1994, a imagem de Santo Onofre, do século XVIII, retorna à Oliveira. O bispo diocesano, Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro, recebeu a peça nesta quarta-feira (21), na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Belo Horizonte. Ela foi devolvida em São Paulo, no ano passado. Outras 35 peças, também furtadas do Museu Diocesano “Dom José Medeiros Leite”, permanecem desaparecidas.

Presidente da Comissão para os Bens Culturais da Igreja da CNBB do Regional Leste 2 (MG e ES), Dom Miguel tem especial interesse pelo tema. Ele afirma que o aparecimento da peça não é um caso isolado, pois muitas são as obras sacras que sumiram em todo o estado. “Nos traz muita esperança de que outras pessoas que estão com as peças furtadas possam devolvê-las à comunidade”, refletiu ele, ressaltando que as devoluções podem ser feitas de modo anônimo.

Dom Miguel ainda revelou que a imagem deve ser levada para a Capela dedicada ao santo, na Paróquia Nossa Senhora de Oliveira. No entanto, a expectativa é que ela volte, no futuro, ao museu diocesano, fechado desde o furto. A Diocese possui um projeto para reabrir o espaço, no local onde funciona a Cúria Diocesana.

A imagem tem 15,5 centímetros de altura e, antes de ser devolvida, foi exposta no Museu Mineiro, sediado na capital. A peça despertou o interesse de museólogos, pesquisadores e religiosos que lutam para recuperar obras sacras perdidas ou furtadas. Dom Miguel acredita que o valor cultural desses bens é imensurável e traduz muito da memória histórica do estado.

A assinatura da devolução foi acompanhada pela Superintendente do IPHAN, Célia Maria Corsino. O seminarita Rafael Teixeira também acompanhou o bispo na assinatura dos documentos de devolução.

CIDADÃOS PODEM CONTRIBUIR NA RECUPERAÇÃO DE OBRAS DE ARTE

Qualquer informação sobre obras de arte desaparecidas deve ser levada aos órgãos competentes.

  • Ministério Público de Minas Gerais, via Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC) – Pelo telefone (31) 3250-4620 ou pelo e-mail seccultural@pmmg.mp.br ou carta para Rua Timbiras, 2.941, Bairro Barro Preto, Belo Horizonte, CEP 30.140-062.
  • Iphan – Pelos telefones (31) 3222-2440 / (61) 2024-6342 / (61) 2024-6355 / (61) 2024-6370 ou pelos e-mails depam@iphan.gov.br, cgbm@iphan.gov.br ou faleconosco@iphan.gov.br Iepha – Pelos telefones (31) 3235-2812 e  (31) 3235-2813 ou no  site www.iepha.mg.gov.br

SANTO ONOFRE É POPULAR ENTRE OS CATÓLICOS

Invocado pelos fiéis para combater os vícios do alcoolismo, Santo Onofre foi um eremita que viveu entre os séculos IV e V, na região do Egito. Os relatos de seu discípulo, São Pafúncio, dão conta de que Onofre despojou-se de qualquer riqueza ou vida social, isolando-se numa vida de oração. Por isso ele é representado com poucas roupas e longas barbas e cabelos, fruto de sua vida no deserto.

Texto: Vinícius Borges

Imagens: Fotos da peça: Sidney Lopes/EM/DA Press / Fotos da assinatura: Rafael Teixeira

Um comentário sobre “OLIVEIRA RECUPERA IMAGEM DE SANTO ONOFRE, FURTADA HÁ 25 ANOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *