PAPA ABORDA “FAKE NEWS” EM MENSAGEM PARA O DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES

A Igreja celebrou no último domingo, dia 13 de maio, o 52º Dia Mundial das Comunicações. Como é tradição, o Papa Francisco divulgou mensagem de reflexão sobre a data ainda no mês de janeiro. O tema para 2018 é: “A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Fake news e jornalismo de paz”.

Francisco fala das chamadas “fake news”, ou “notícias falsas” numa tradução livre. Para o pontífice, o advento das redes sociais potencializou a emissão de boatos. Recorrendo à narrativa do Gênesis, o papa compara a mentira da serpente à Adão e Eva como um ato rasteiro de malícia, que acaba representando o crescimento da divulgação de inverdades no mundo da internet.

Em entrevista ao programa “Trilhas da Boa Nova”, da Rádio DC2 FM, de Oliveira, o pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, de Carmo da Mata, Pe. Vanir José de Oliveira, aprofundou o conteúdo da mensagem e ressaltou que os cristãos devem estar atentos ao que leem e propagam. “Nós cristãos temos um grande compromisso com a verdade. Se chega até nós uma notícia que nos provoca certa dúvida, é preciso ter uma certa maturidade e discernimento para não cairmos numa cilada”, afirmou.

O texto completo pode ser conferido AQUI.

Texto: Vinícius Borges

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *