Paróquia Nossa Senhora das Mercês, de Mercês de Água Limpa, celebra o 70º aniversário de criação e instalação canônica

A Paróquia Nossa Senhora das Mercês, de Mercês de Água Limpa, celebra, neste ano de 2017, setenta anos de criação e instalação canônica. Desde o ano passado, o então Pároco, Pe. Pedro Cícero Carapina, nas reuniões dos Conselhos Paroquiais e na Assembleia Paroquial de Pastoral, vinha buscando sugestões para uma grandiosa comemoração.

Neste ano, assim que Pe. José de Souza Carvalho foi provisionado Administrador Paroquial tem mantido o entusiasmo e o desejo de bem celebrar data tão especial.

Dia 25 de maio, data do Decreto de Criação da Paróquia, foi celebrada Missa Solene, presidida por Pe. Carvalho, concelebrada pelo Pe. Erelis Camilo Resende Paiva, nascido e batizado nessa Paróquia, e participada por considerável número de fiéis.

Na homilia, Pe. Carvalho destacou a importância dos paroquianos que, em comunhão com o Pároco, promovem a caminhada de uma Comunidade de Fé, a Paróquia. Sintetizou o Documento da Igreja, Decreto Apostolicam Actuositatem, o Apostolado dos Leigos: importância, atualidade e vocação; fins, campos e formas de apostolado. Enfatizou que o Apostolado vai além das paredes da igreja. Autênticos e verdadeiros cristãos leigos devem ser uma “Igreja em saída”. Contextualizando a liturgia do dia, lembrou ainda que a Paróquia existe através da fé, união e partilha da Palavra, a exemplo do Apóstolo São Paulo que levou a Boa Nova aos gentios e pagãos da Grécia, “e assim o Senhor nos dá a graça de permanecermos no seu Amor por incontáveis anos”, concluiu.

Ao final da celebração foram lidas portaria, ata da formação da primeira comissão e Decreto da criação da nova Paróquia. Houve muita emoção ao serem citados os nomes de D. José Medeiros Leite, Bispo Diocesano; Mons. Leão Medeiros, secretário da Cúria; Pe. Inácio de Campos, vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, designado para orientar o processo de criação da Nova Paróquia e primeiro vigário; Pe. José Duque de Siqueira, vigário de São Tiago, colaborador. Houve também emoção ao serem citados os nomes dos membros da primeira comissão paroquial: José Machado da Silveira, José Serpa, Objar de Castro, Olímpio de Castro e Pedro Purcino.

Depois da leitura dos documentos supracitados, Pe. Carvalho apresentou e homenageou D. Maria Madalena da Silva a primeira a receber o batismo na Paróquia recém-criada.

A seguir, Pe. Erelis disse de sua alegria em pertencer a essa Paróquia, pois aqui foi também sua primeira experiência ministerial: recebeu a provisão de D. Francisco Barroso Filho, como Administrador Paroquial, por quarenta e cinco dias, em 2001.

A celebração foi encerrada com a coroação da imagem de Nossa Senhora das Mercês lembrando e homenageando-a por sua presença materna nessa caminhada repleta de graças e bênçãos.
Que Deus seja por todos louvado!

Carlita Maria de Castro e Coelho
Pe. José de Souza Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *