PARÓQUIAS SE MOBILIZAM PARA TRANSMISSÃO DE MISSAS E ORAÇÕES

Desde o dia 18 de março, por meio do decreto diocesano 002/2020, estão suspensas, em todo território da Diocese de Oliveira, as celebrações e atividades pastorais com presença de grupos de fiéis. O gesto foi tomado em consonância com as orientações das autoridades públicas da saúde em virtude da pandemia do COVID-19. No texto do bispo, Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro, há também a recomendação para que os padres continuem celebrando a Eucaristia e possam transmiti-las pelos meios de comunicação disponíveis. O contexto acabou motivando as equipes de Pastoral da Comunicação a ampliar o número de transmissões, além de fomentar novas parcerias com as rádios locais. Desde então, quase todas as paróquias têm garantido a transmissão de missas, novenas, adorações e orações diversas por meio de suas páginas oficiais.

Criatividade, mobilização e novas alternativas não faltam nesse período de isolamento social. As transmissões têm atraído grande número de visualizações e permitido a participação das comunidades de fé. Para o assessor diocesano da Pastoral da Comunicação, Pe. Yuri Lamounier Mombrini Lira, o período acabou fortalecendo o trabalho da Pascom. Ele explica que as págimas das paróquias já atuavam na publicação de fotos de festa de padroeiros, mas as transmissões, de modo geral, eram esporádicas, sendo restritas a algumas celebrações e paróquias.

“De repente, com todas as limitações necessárias no momento para conter a disseminação do Coronavirus, nós tivemos que nos desdobrar para aprender e usar todas as mídias sociais para que, assim, o nosso povo possa participar e viver a fé comunitária ao longo desses dias”, lembrou ele.

O próprio Pe. Yuri, a exemplo de outros padres da diocese, tem utilizado as redes sociais para conversar com os fiéis e propor reflexões. Assim como ele, Pe. Sebastião Corrêa Neto (Paróquia de São Tiago Maior e Sant’Ana), Pe. Rogério Victor Azevedo (Paróquia de Nossa Senhora das Graças) e Pe. Sebastião Lino (Paróquia de São Sebastião), também utilizam as redes sociais para reflexões espirituais ou do Evangelho do dia.

Em Aguanil, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida costuma realizar transmissões. Além de Missas, a comunidade tem transmitido adoração ao Santíssimo.

Pe. Yuri lembra que, assim como o Apóstolo Paulo, é preciso anunciar o Evangelho sem medo e com todos os meios possíveis para se adaptar.

“A Igreja dispõe da melhor de todas as notícias: o Evangelho de Jesus.
É verdade que Cristo e o Evangelho são os mesmos ‘ontem, hoje e sempre’, no entanto, a maneira como fazemos o anúncio do evangelho precisa mudar de acordo com o tempo, as condições”, destaca.

O presbítero reforça o pedido para que os agentes da Pascom continuem seu trabalho. Ele afirma que as redes sociais são “praças de nosso tempo”. Pe. Yuri ainda lembra que não importa se há mais ou menos profissionalismo, porque o critério técnico é secundário quando o mais relevante é anunciar a mensagem de Jesus.

O bispo diocesano, que está em isolamento por pertencer a um grupo de risco, também enviou uma oração especial, inspirada em momento de oração que ele teve em sua capela particular.

Paróquias levam fotos dos fiéis para celebrações nas Igrejas

Como tem ocorrido em algumas paróquias pelo Brasil, algumas igrejas têm feito memoriais com fotos dos fiéis impossibilitados de celebrar nos templos religiosos. Pelo menos duas paróquias da Diocese tem feito essa dinâmica: Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, de Bom Sucesso, e Paróquia Nossa Senhora da Guia, de Ribeirão Vermelho.

Os fiéis enviam os pedidos de oração e as fotos via redes sociais. Fixadas aos bancos, as imagens relembram os fiéis que, em sintonia e oração, acompanham as celebrações de suas casas.

Segundo a Pascom de Bom Sucesso, já são 500 famílias representadas. A ideia foi inspirada em um padre italiano e prontamente replicada pelo pároco, Frei Giovanni.

Em Ribeirão Vermelho, a Catequese Diocesana tem recebido as fotos e pedidos.

Grupos de oração e pastorais também organizam lives

Não são somente os párocos que têm mobilizado a Pastoral da Comunicação nas transmissões ao vivo. Vários grupos de terço, novenas e oração têm realizado transmissões próprias, permitindo aos membros que possam rezar e continuar com as dinâmicas realizadas normalmente por eles.

Em algumas paróquias, como São Tiago Maior e Sant’Ana, em São Tiago, os catequizandos têm feito atividades em casa e enviado para as catequistas. A página da paróquia publicou fotos de desenhos feitos pelas crianças no período de isolamento social.

Grupo de Terço dos Homens transmite oração em Santo Antônio do Amparo.

CONFIRA AS PROGRAMAÇÕES DE TRANSMISSÕES NAS PARÓQUIAS DA DIOCESE

Forania de Nossa Senhora de Oliveira

Paróquias do Município de Oliveira (Nossa Senhora de Oliveira, Nossa Senhora Aparecida, São Sebastião e São João Bosco) – Transmissão alternada nas páginas da paróquia onde está sendo celebrada a Eucaristia com retransmissão pelas demais páginas das outras paróquias.

https://www.facebook.com/paroquiasenhoradeoliveira/
https://www.facebook.com/ParoquiaSaoSebastiaoOliveiraMG/

https://www.facebook.com/psjbosco.pascom

https://www.facebook.com/pnsaoliveira/

São Tiago – transmissões pela página oficial da paróquia

https://www.facebook.com/paroquiasaotiagomaioresantana/

Carmo da Mata – transmissões pelo perfil do pároco, Pe. José Arimateia da Silva

https://www.facebook.com/teiapadre

São Francisco de Paula – transmissões pela página oficial da paróquia

https://www.facebook.com/psfp.saofrancisco/

Forania de Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio do Amparo – transmissões pela página oficial da paróquia

https://www.facebook.com/paroquiasapaduaofc/

Perdões – transmissões pelas páginas das duas paróquias (Nossa Senhora das Graças e Senhor Bom Jesus)

https://www.facebook.com/paroquianossasenhoradasgracasperdoes/
https://www.facebook.com/SemeandoBoasNoticiasPascomParoquiaSrBJesusDPerdoes/

Ribeirão Vermelho – transmissões pelo facebook oficial da paróquia

https://www.facebook.com/ParoquiaNossaSenhoraDaGuiaRV/?ref=br_rs

Bom Sucesso – transmissões pelo facebook oficial da paróquia

https://www.facebook.com/Par%C3%B3quia-Nossa-Senhora-do-Bom-Sucesso-Diocese-de-Oliveira-166252823475617/

Forania Nossa Senhor do Carmo

Carmópolis de Minas – transmissões pelo facebook oficial da paróquia

https://www.facebook.com/pnsccarmopolisdeminas/

Itaguara – transmissões pelo facebook oficial da paróquia

https://www.facebook.com/nsdoresitaguara/

Passa Tempo – transmissões pelo facebook oficial da paróquia

https://www.facebook.com/Par%C3%B3quia-Nossa-Senhora-da-Gl%C3%B3ria-Passa-Tempo-MG-825086464190175/

Piracema – transmissões pela Rádio Piracema FM

Forania Senhora Bom Jesus

Paróquias do município de Campo Belo (Senhor Bom Jesus, São Sebastião, Nossa Senhora das Mercês e Nossa Senhora do Carmo) – transmissões conjuntas pela página “Campo Belo Celebra” e Rádio Clube FM 107,9.

https://www.facebook.com/Campo-Belo-Celebra-108324717468915/

Santana do Jacaré – transmissões pelo facebook oficial da paróquia

https://www.facebook.com/paroquiasantanaSJ/

Aguanil – transmissões pela página oficial da paróquia

https://www.facebook.com/ParoquiaNossaSenhoraAparecidaAguanil/

Candeias – transmissões pela página oficial da paróquia

https://www.facebook.com/pnsCandeias/

Cana Verde – transmissões pela página oficial da paróquia

https://www.facebook.com/Par%C3%B3quia-Senhor-Bom-Jesus-de-Matosinhos-Cana-Verde-MG-2005578893072020/

CONFIRA DICAS PARA VIVENCIAR AS CELEBRAÇÕES NAS CASAS

Reportagem: Vinícius Borges Gomes
Fotos: reprodução redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *