PASTORAL DA COMUNICAÇÃO PROMOVE PRIMEIRO ENCONTRO DIOCESANO DE FORMAÇÃO

Lideranças de várias paróquias da Diocese de Oliveira participaram do I Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação (PASCOM), realizado no dia 24 de março, no Centro de Pastoral “Divina Providência”, em Santo Antônio do Amparo. Os agentes estudaram o “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil” e participaram de oficinas temáticas.

               Filho da Diocese, natural de Piracema, o coordenador nacional da PASCOM, Marcus Tulius, regressou ao chão de início de sua caminhada missionária para falar da organização da pastoral. Além de seu testemunho pessoal no serviço, o comunicador abordou cada ponto do Diretório de Comunicação e reforçou o papel da PASCOM como uma pastoral transversal, que deve integrar os trabalhos das demais. Para ele, a iniciativa do encontro vai fomentar ainda mais a estruturação dos trabalhos e das equipes.

“Avalio o primeiro encontro da PASCOM de maneira muito positiva e esperançosa. Primeiro pela boa participação das paróquias. Creio que foi muito significativo o número de participantes e a representatividade, pois manifesta o desejo de articular ou aprimorar os trabalhos pastorais da comunicação. A formação dos agentes é um passo muito importante para a articulação. Aliás, estes são dois eixos da PASCOM, juntamente com produção e espiritualidade. A minha percepção foi de que os agentes puderam compreender melhor o que é a PASCOM, a sua finalidade, a sua estrutura. Este é um ótimo começo!”, ressaltou.

Outro momento importante foi a oferta de espaços práticos de troca de experiências e formação: as oficinas. Uma delas, ministrada pelo jornalista Vinícius Borges, trabalhou a redação de textos jornalísticos. A outra reuniu a experiência da fotografia com dicas para trabalho com áudio, ministrada pelo fotógrafo Tiago Coelho e o radialista Fábio Silva.

O assessor diocesano da PASCOM e pároco da Paróquia da Senhora Sant’Ana, de Santana do Jacaré, Pe. Geraldo Magela, mostrou-se bastante satisfeito com o encontro. Ao presidir a Eucaristia no final da atividade, ele exortou os presentes a continuarem atuando nas suas paróquias e reforçou que a equipe diocesana estará à disposição para contribuir na organização.

Um comentário sobre “PASTORAL DA COMUNICAÇÃO PROMOVE PRIMEIRO ENCONTRO DIOCESANO DE FORMAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *