PASTORAL DA EDUCAÇÃO PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL

Representantes da Diocese de Oliveira participaram do Encontro Regional da Pastoral da Educação, entre os dias 10 e 12 de março, na Casa das Irmãs Sacramentinas, em Belo Horizonte (MG). A atividade foi organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Educação do Regional leste 2 (Minas Gerais e Espirito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 
O curso foi orientado pelo bispo referencial da Comissão para a Educação Regional Leste 2, Dom João Justino de Medeiros Silva. O curso abordou temas como o Estudo das Diretrizes da Pastoral da Educação, a Educação no pensamento do Papa Francisco e a realidade da educação brasileira. Espalhados pelas dioceses, muitos educadores estão nas periferias existenciais e geográficas. Por isso, um dos encaminhamentos foi a articulação, através do conhecimento das diversas experiências em cada diocese.

 
O assessor diocesano da Pastoral da Educação na Diocese de Oliveira, Pe. Júlio Cesar Evangelista Resende osc., lembrou que a ação pastoral requer uma atitude de “Igreja em Saída”. “Educadores católicos, com uma convicta e entusiasmada paixão por uma educação humanizadora, silenciosamente, partilham com outros homens e mulheres de boa vontade ações que revelam a ‘pedagogia de Cristo’. Não podemos deixar de apoiar e fortalecer tais iniciativas, acolhendo e integrando-as às ações das Igrejas Locais”, salientou.

 
Além de Pe. Julio, a Diocese de Oliveira foi representada pelas educadoras Roselaine Barbosa, de Santana do Jacaré e Marli Lebron, de Carmópolis de Minas. A partir da atividade, além da já constante presença da Pastoral da Educação diocesana nas atividades do regional, a Diocese de Oliveira estará mais diretamente ligada ao serviço de articulação no Leste 2 (MG e ES). Pe. Julio foi eleito para compor a comissão executiva regional, que também terá a presença de padre Edecildo J.A. Prado da Silva e a professora Maria das Graças Ferreira de Araujo (Arquidiocese de Belo Horizonte).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *