PE. JULIO É NOMEADO ASSESSOR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO DA CNBB

            Na última reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada de 25 a 27 de julho, em Brasília/DF, a Comissão Episcopal Pastoral para Educação indicou Pe. Julio César Evangelista Resende, da Ordem de Santa Cruz, como assessor nacional para a educação. O sacerdote reside em Campo Belo, onde serve no Priorato Santa Cruz e Colégio Dom Cabral.

            O convite, feito pelo presidente da comissão, o arcebispo de Montes Claros, Dom João Justino, surpreendeu Pe. Júlio. Para o sacerdote, o apoio de sua comunidade, formada pelos padres Crúzios, foi fundamental para a confiança em ingressar na missão.

            “A Pastoral da Educação já é um trabalho complexo em nossa pequena Diocese de Oliveira. Imagine a diversidade de realidades de nosso país: o desafio é grande! No fundo do coração, tenho a certeza da fé de que o Senhor dirige nossas iniciativas, além disso, esse será um trabalho em equipe”, sustenta ele.

            A equipe citada por Pe. Julio é compreendida por mais três assessores, sendo o assessor para a cultura, Pe. Luciano da Silva Roberto, da Arquidiocese de Mariana/MG; o assessor para Universidades e Bens Culturais, Padre Danilo Pinto dos Santos, da Arquidiocese de Salvador/BA; e o assessor para Ensino Religioso, Padre Eduardo Rocha, da Diocese de Tubarão/SC. Eles trabalharão em conjunto com os bispos que integram a Comissão presidida por Dom João Justino.

            O bispo diocesano, Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro, manifestou alegria e confiança com o serviço assumido por Pe. Julio que, segundo ele, desenvolve um grande trabalho na assessoria da Pastoral da Educação na Diocese. Em nome da Ordem de Santa Cruz, Pe. Raphael Priyo Handiyanto comunicou a nomeação e manifestou o sentimento de toda Ordem: “nossa alegria e, ao mesmo tempo, o pedido de oração e apoio ao Pe. Júlio nesta nova e desafiante missão”.

Trajetória de Pe. Julio

            As atividades desenvolvidas por Pe. Julio na Diocese de Oliveira serão divididas com o serviço assumido a nível nacional no próximo quadriênio (2019/2023). Ele acompanha a Pastoral da Educação a nível diocesano desde 2014. Já no ano de 2017, foi convidado também para a assessoria a nível regional, auxiliando nos trabalhos do Leste 2 (MG e ES).

            “Tive a oportunidade de visitar várias dioceses no trabalho de articulação da Pastoral. Em 2018 fomos convidados a expor nossa experiência de parceria com a Superintendência Regional de Ensino no 19º Encontro Nacional no Rio de Janeiro”. A parceria citada por Pe. Julio é fruto de um trabalho de aproximação com as escolas e educadores, que tem garantido um apoio das Superintendências e uma inserção de diálogo ecumênico.

            Além de seminários e encontros, o grupo da Pastoral da Educação promove a formação humana dos agentes e produz subsídios para serem utilizados nas escolas. O mais recente deles é um material para o Dia dos Estudantes, intitulado “Estudante: Vem, olha a vida além de você”. O material será distribuído nas escolas da Diocese.

“Numa dimensão religiosa e humanitária, o ser humano precisa despertar para a responsabilidade de uns para com os outros. O mundo fraterno, tão desejado só existirá se cada pessoa der sua pequena, mas importante contribuição na vida social. Nada mais propício do que começar na escola, um chão fecundo no sentido de contribuir para o desenvolvimento dos projetos de vida dos estudantes, dos laços de solidariedade humana e de respeito recíproco na convivência social”, destacou ele.

Todas essas reflexões serão agora ampliadas e compartilhadas com amantes da educação e do diálogo cristão para a promoção humana em todo Brasil. Oportunidade para toda Diocese de Oliveira rezar e pedir as bênçãos para Pe. Julio em mais uma trilha a ser percorrida.

Texto: Vinícius Borges
Fotos: reprodução (Facebook)

Um comentário sobre “PE. JULIO É NOMEADO ASSESSOR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO DA CNBB

  1. Parabéns ao Padre Júlio por essa missão assumida, e que o Espírito Santo de Deus o conduza nesta nova caminhada. Deus o abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *