PJ DE MORRO DO FERRO SE PREPARA PARA RECEBER O DNJ 2018

No dia 21 de outubro o distrito de Morro do Ferro recebe, pela primeira vez, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) diocesano. A Pastoral da Juventude se encontra na Paróquia de São João Batista, quando celebra a data partir do tema: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz” e lema: “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem. Eu venci o mundo” (Jo 16,33). A preparação está a todo vapor, incluindo o lançamento do cartaz.

A PJ divulgou recentemente a logo oficial do evento. A arte, finalizada pelo jovem Breno Henrique Lopes Vital, retrata vários elementos da cultura batistana, bem como aspectos da realidade juvenil.  As cores vivas buscam mostrar a alegria e entusiasmo das juventudes, bem como a diversidade. Através de um texto de apresentação, o pároco da Paróquia de São João Batista, Pe. Jailson Salvador, explicou os elementos escolhidos para compor o cartaz depois de uma conversa junto aos jovens da paróquia e alguns membros da equipe diocesana da PJ.

“A história de Morro do Ferro e seu modo celebrar a vida e a fé estão ligados ao carro de boi que trazia ingredientes essenciais para o encontro e para as festas batistanas. A Matriz e Capelinha Nossa Senhora de Lourdes estão no coração e na alma do povo batistano, assim autodenominado, em referência à São João Batista. O tucano, o pé de manga, o formato de morro que delineia as imagens e o Rio Jacaré simbolizam as riquezas naturais. A Fogueira, as bandeirinhas, os fogos de artifício e as cavalgadas são nossas riquezas culturais. Hoje, os ciclistas, os motociclistas, os shows e a extração de minério de ferro marcam nossa atualidade e a capacidade de invenção dos Batistanos”, diz o texto, que pode ser baixado por completo AQUI.

A imagem, que já circula entre os grupos de base, entusiasmou ainda mais a juventude diretamente ligada à organização. O grupo Unidos pela Fé (UPF), coordenado por Heloísa Leão e Daiane Elisa de Paula Santos, tem trabalhado bastante, mas não falta disposição, como explicou Pe. Jailson. Ele ainda destacou o total apoio e acompanhamento da equipe diocesana da PJ, que tem participado de reuniões preparatórias e oferecido suporte.

Equipes locais planejam as ações do DNJ durante reunião

Para a jovem Heloísa, outro ponto a ser destacado é o apoio de outros segmentos da comunidade. “Estamos nos preparando cobertos de entusiasmo e alegria. Fechamos parcerias entre diversos segmentos de nossa paróquia de modo a estabelecer uma unidade em nosso distrito. Neste momento, trabalhamos com passos voltados para os jovens e participantes do DNJ, onde estamos buscando uma maior interação e interesse dos participantes, mesmo antes do evento. O que podemos adiantar é que o DNJ será diferente e ousado assim como a natureza típica da juventude”, enfatiza ela.

Equipe diocesana participa de encontro junto ao grupo de base de Morro do Ferro

O tema de 2018, que tem relação com a Campanha da Fraternidade, que abordou a superação da violência, também vem sendo trabalhado junto ao grupo. Heloísa destacou que ele não será visto apenas no dia do DNJ, mas em toda a preparação. Por isso, o assunto tem sido presente na reflexão do grupo UPF. E essa dinâmica deve ganhar toda a diocese. Segundo o Pe. Jailson, a equipe diocesana da PJ, junto de alguns jovens batistanos, prepara subsídios específicos sobre o tema que serão disponibilizados para que os grupos se preparem para o evento.

A secretária diocesana da PJ, Maria Júlia Santos, avaliou de modo positivo a organização do DNJ. Segundo ela, assessores da PJ e

uma equipe específica foram designados para acompanhar a preparação e oferecer o apoio necessário. A expectativa é receber as juventudes da Diocese com boa organização e propiciar um espaço para celebrar a caminhada da PJ dentro do plano de pastoral “Jovens em saída: construindo a Civilização do Amor”.

CAMISA OFICIAL

            A camisa do DNJ é marca registrada da atividade. Segundo a organização, modelos serão enviados para as foranias para que os jovens possam escolher os tamanhos e realizar os pedidos junto às coordenações. Para saber mais detalhes, os jovens podem entrar em contato com os coordenadores da PJ.

Forania de Santo Antônio – Mateus Tavares – (35) 99873-6593

Forania de Nossa Senhora do Carmo – Ariadne – (31) 99833-0082

Forania de Nossa Senhora de Oliveira – Geovana – (37) 99151-7058

Forania do Senhor Bom Jesus – Rita Freitas – (35) 99749-0234

O DNJ: MAIS DE 30 ANOS DE HISTÓRIA

            O Dia Nacional da Juventude (DNJ) é celebrado na Igreja do Brasil desde 1985, quando foi vivenciado o Ano Internacional da Juventude. Na Diocese de Oliveira a primeira edição ocorreu em 1988, em Santo Antônio do Amparo, com o tema: “Juventude, Libertação na Luta do Povo”. As temáticas sempre apontaram para desafios históricos do mundo juvenil e ajudaram os grupos a refletirem, à luz da fé, suas lutas e sonhos.

Cartaz Nacional do DNJ traz reflexão sobre a realidade da violência

A organização ficava à cargo das Pastorais da Juventude que, além da PJ, incluem a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), a Pastoral da Juventude Estudantil (PJE) e a Pastoral da Juventude Rural (PJR). Desde 2011, a CNBB, através da Pastoral Juvenil, que inclui, além das PJ’s, as outras expressões de juventude, constrói o material e cartaz. A partir de então, as temáticas têm seguido também a sintonia com as reflexões das Campanhas da Fraternidade.

A arte de 2018, proposta para nível nacional, foi feita pela equipe dos “Jovens Conectados”. Em texto de apresentação, a equipe explicou os elementos. “A identidade do cartaz traz a cultura de paz e superação da violência, mostrando o rosto de jovens que são vítimas da violência, mas também protagonistas na busca pela paz. O objetivo é interpelar a partir da ideia da construção da paz como forma de combate à violência e a importante do papel do jovem neste processo”, destacou a nota publicada no site dos “Jovens Conectados”.

 

 

 

Texto: Vinícius Borges
Fotos: PJ de Morro do Ferro
Arte do Cartaz: Breno Henrique Lopes Vital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *