POR UMA CULTURA DE PAZ: PJ LANÇA SUBSÍDIO EM PREPARAÇÃO AO DNJ

Falta menos de um mês para a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2018, marcado para 21 de outubro, em Morro do Ferro. Mas os grupos de base da Pastoral da Juventude já estão no clima do evento. E para contribuir com a preparação desse dia celebrativo, marcado também pela comemoração dos 30 anos de DNJ na Diocese de Oliveira, a equipe diocesana da PJ, juntamente com jovens da paróquia que acolhe a edição deste ano, preparou um subsídio com roteiros de rodas de conversa alusivos ao tema: “Juventude construindo uma Cultura de Paz”.

O material foi uma ideia da comissão organizadora, a fim de propiciar aos jovens uma preparação para a celebração que tivesse elementos próprios da realidade diocesana. A primeira roda, intitulada “Samarias Juvenis: realidade de violência e sinais de esperança”, busca aproximar os jovens da leitura das situações enfrentadas por eles em suas comunidades, sobretudo aquelas ligadas à violência. Na segunda roda de conversa, “Jesus: Profeta da Paz”, o material propõe uma reflexão, à luz da Palavra de Deus, sobre como a prática pacificadora de Jesus pode inspirar a atuação da PJ na construção de uma cultura de paz. As pistas para essas ações estão na terceira roda: “Construindo a Civilização do Amor através do Bem-Viver”. Há ainda um quarto roteiro, com a dinâmica de uma celebração para os grupos.

No texto de apresentação, escrito pelo ex assessor diocesano da PJ, Pe. Sebastião Corrêa, há a recordação da caminhada do DNJ na Diocese, iniciada em 1988, na cidade de Santo Antônio do Amparo. Desde então, anualmente, as juventudes se reúnem para celebrar a data e refletirem um tema de forte incidência na realidade juvenil.  “O DNJ em nossa diocese tem uma característica bem celebrativa, mas também de manifestação das sementes ocultas que no outono não são tão percebidas”, recordou Pe. Sebastião.

Essas sementes prometem ser os gritos por paz e vida para as juventudes. O material é totalmente gratuito e pode ser baixado aqui: SUBSÍDIO DNJ 2018

A equipe de elaboração foi composta pelos seguintes membros: Paloma Ramos, Ana Elisa Andrade, Jonatas Ribeiro, Vinícius Borges, Raquel Lázara, Karine Neto, Fernanda Barros, Carla Nunes, Gabriele Silva, Rita Freitas, Pe. Josalan, Pe. Sebastião Corrêa e Pe. Jailson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *