Presença do Padre Pedro e dos Seminaristas na reunião do Movimento Serra Clube de Oliveira

Aconteceu na noite de quinta-feira, 09 de março de 2017, às 20:00h., a reunião do Movimento Serra Clube, na Casa da Criança, em Oliveira. Esta reunião contou com a presença dos seminaristas: Alberte, Eleone, e Marcelo, do jovem vocacionado Gustavo e do Reitor do Seminário Diocesano São José, Padre Pedro Cícero Carapina, que é também assistente eclesiástico do Movimento Serra Clube e com uma boa participação dos membros do Serra Clube.

A mesma Iniciou com uma oração pelas vocações, seguida da proclamação do Evangelho (Mt 7,7-12), dirigida por Rejane de Lourdes Ribeiro.

A acolhida, feita por Darci de Castro Mendes, afirmava: “A família Serrana é uma irmandade, em que todos abraçam a mesma causa: rezar pelas diversas vocações da Igreja”.

Após a leitura da ata da reunião anterior, feita por Maria do Socorro Ribeiro Avelar de Oliveira, houve um momento de espiritualidade, conduzido por Eliane Ribeiro. A mesma fez a leitura de um texto publicado pelo Papa Francisco, em que exorta: “a misericórdia exige restituir dignidade àqueles que dela se viram privados (Misericordia vultus, 16). Uma pessoa de fé, que celebra na Páscoa a vitória da vida sobre a morte, ao tomar consciência da situação de agressão à criação de Deus em cada um dos biomas brasileiros, não poderá ficar indiferente”.

O Movimento Serra Clube, teve início na década de trinta, nos Estados Unidos, através de um grupo de leigos católicos que queria se dedicar ao trabalho em prol das vocações. Ele tem como patrono o Frade Franciscano, São Junípero Serra, que era um homem entusiasmado para com o trabalho vocacional, por isso, o Movimento Serra viu nele um exemplo de missionaridade, para uma Igreja mais vocacionada.

O Movimento Serra chegou ao Brasil na segunda metade do século XX. Mais tarde, na diocese de Oliveira (MG), com Dom Francisco Barroso Filho, bispo emérito, no dia 20 de março de 1986. Esta caminhada já completou 30 anos de história e conta hoje com um grupo de 58 integrantes, tendo como presidente, Antônio Alves Trindade.
Depois de tantos anos, se tem a formação de 4 polos do Movimento Serra, em atividades, na diocese de Oliveira: Bom Sucesso, Carmópolis de Minas, Santo Antônio do Amparo, além da já citada, Oliveira.

Por fim, Padre Pedro, fez uma bela reflexão do Evangelho, ressaltando: “Se Deus é bom, somos chamados e em especial, neste tempo quaresmal, a nos converter e sermos bons também”. É o que a Igreja quer trabalhar conosco neste tempo de conversão.

Marcelo Henrique de Carvalho Castro – Seminarista
Maria José Patrício – Professora
Padre Pedro Cícero Carapina – Reitor

Oliveira-MG, 10 de março de 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *