REPRESENTANTES DO PROJETO “CELEBRAR” PARTICIPAM DE SEMANA DE LITURGIA EM POUSO ALEGRE

A III Semana Provincial de Liturgia, da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, que reúne a Arquidiocese de Pouso Alegre e as Dioceses da Campanha e de Guaxupé, acolheu representantes da Diocese de Oliveira, entre os dias 15 e 19 de julho, na cidade de Passos. O pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus, de Campo Belo, Pe. Diovany Roquim Amaral, e o seminarista Gutierrez de Lellis foram os responsáveis por levar as experiências diocesanas a conhecimento das Igrejas irmãs. Eles refletiram, junto dos mais de 80 participantes, os Sacramentos do Matrimônio e da Ordem, que foram os tópicos principais do encontro. A iluminação bíblica utilizada foi o trecho da carta de São Paulo aos Gálatas: “Fazei-vos servos uns dos outros pelo amor!” (Gl 5,13).

Embora a Diocese de Oliveira pertença à Província Eclesiástica de Belo Horizonte, a participação no encontro foi aberta e permitiu várias trocas de experiências. Para Gutierrez, a unidade que as três dioceses da Província vivenciam mostra um caminho bonito e de muita riqueza. “Para nós da Diocese de Oliveira, foi importante avaliar, a partir da experiência das dioceses do sul de Minas, nossa caminhada litúrgica. Vimos em que estamos adiantados e também no que precisamos avançar. Foi oportunidade para repensarmos passos concretos na vivência de nosso Projeto CELEBRAR”, ressaltou.

Um dos tópicos apontados por Gutierrez diz respeito às celebrações do Matrimônio. Ele explica que é preciso um estudo para adequar melhor os cantos escolhidos para essas cerimônias. Além disso, enquanto seminarista, ele apontou que os seminários devem estar cada vez mais integrados ao Projeto Celebrar – responsável pela formação litúrgica da Diocese, em especial a confecção dos roteiros celebrativos e folhetos.

O evento contou com a assessoria da Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Centurião Padilha (Tininha, da Arquidiocese de Pelotas-RS), que refletiu sobre aspectos teológicos, pastorais e litúrgicos do Sacramento do Matrimônio. Participaram também o arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella, e o bispo de Guaxupé, Dom José Lanza.

 A Semana Provincial de Liturgia é realizada anualmente desde 2017. Foi criada em preparação para a celebração do Jubileu da Arquidiocese de Pouso Alegre, a ser comemorado em 2020, quando são celebrados os 120 anos de instalação canônica. Desde então, a Semana tem refletido os temas desse caminho de preparação, permitindo a reformulação do diretório pastoral e sacramental arquidiocesano.

Texto: Vinícius Borges
Fotos: Gutierrez, Pe. Diovany e Revista de Liturgia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *