VAI FLORESCER: PJ REALIZA ENCONTRO DE INICIANTES

Jovens dançam ciranda em momento de oração

O Centro de Pastoral Santíssima Trindade, em Oliveira, ficou ainda mais florido no último fim de semana, de 17 a 19 de agosto. É que o Encontro de Iniciantes, promovido pela Pastoral da Juventude, aproveitou a proximidade da chegada da primavera para dar um novo rosto para a atividade, utilizando como tema: “Pintar os desejos para a realidade florescer”. Cerca de 55 jovens participaram do momento, que ainda contou com uma equipe de monitores.

Os coordenadores do encontro, Rafaela Rodrigues, Aryadne Silveira e João Pedro Rezende propuseram a temática não apenas pela proximidade da estação das flores, mas também para dar mais poesia na abordagem dos assuntos propostos. O Encontro de Iniciantes utiliza as dimensões da formação integral junto aos jovens que estão começando a caminhada nos grupos de base. Para isso, são vivenciadas as relações do autoconhecimento, da afetividade, da espiritualidade, da dimensão sociopolítica e da metodologia de ação da PJ.

Rafaela afirmou que falar dessas dimensões pela poesia das flores ajudou na percepção de que a caminhada de cada jovem é como uma flor que deve ser cuidada para desabrochar em sonhos concretos. “Acredito que o Encontro de Iniciantes é de extrema valia, uma vez que só é possível ter um jovem ativo e que acredita na Pastoral da Juventude, quando se cuida da base. E o encontro de iniciantes cuida da base, cuida desses novos jovens cheios de sonhos, que estão começando a caminhada, os quais precisam ser ouvidos. Fazer o Encontro de Iniciantes é cuidar e incentivar o florescer da pastoral da juventude”, frisou.

Trabalhos em grupo também fizeram parte da metodologia

A experiência do Encontro de Iniciantes deve ressoar nas bases, segundo afirmou o jovem Miguel Avelar Paulo. Ele participou do encontro junto a outros três participantes do seu grupo, o Jovens Seguidores de Cristo (JSDC), da Paróquia de São Sebastião, em Oliveira. Miguel quer levar as experiências para os demais companheiros e acredita que as partilhas vão motivá-los ainda mais na caminhada pastoral.

“Iniciantes até agora foi um dos meus melhores momentos dentro da PJ, sem sombra de dúvidas. O carinho e a dedicação dos que trabalharam no evento tornou tudo especial. Tudo foi muito bem montado e organizado. Achei algo bem didático, bem reflexivo e acredito que todos as expectativas foram superadas!”, resumiu ele.

Aryadne ainda destacou o empenho da equipe, que contou com lideranças de toda diocese, além de membros da equipe diocesana. Para ela, outro ponto positivo foi a presença de dois assessores à serviço da coordenação: Marco Aurélio Martins e Karine Neto. Ambos compõem a equipe diocesana e ficaram responsáveis de acompanhar os trabalhos da coordenação e equipe de monitores.

Missa acolhe intenções dos grupos e celebra as vivências do Encontro de Iniciantes

O encontro contou ainda com Celebração Eucarística, realizada no sábado (18), e presidida pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, de Oliveira, Pe. Pedro Carapina. Também no sábado, foi realizada  noite cultural, com uma decoração inspirada no tema do encontro.

A iluminação bíblica que inspirou a mística e as orações do Iniciantes foi extraída do livro dos Cânticos: “Veja: o inverno já passou! Olhe: a chuva já se foi! As flores florescem na terra, o tempo da poda vem vindo e o canto da pomba já se ouve em nosso campo”(Ct 2, 11-12).

 

 

CONFIRA MAIS FOTOS:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

Texto: Vinícius Borges
Fotos: Equipe de Monitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *