AMIGOS DAS VOCAÇÕES PLANEJAM AÇÕES PASTORAIS EM ENCONTRO
“Seguir Jesus à Luz da fé”: o tema do ano vocacional motivou mais de 70 agentes pastorais na vivência do I Encontro “Amigos das Vocações”, realizado no último domingo (29), no Centro de Pastoral “Divina Providência”, em Santo Antônio do Amparo/MG. A condução metodológica foi feita pela assessora do Conselho dos Religiosos do Brasil (CRB), a Irmã Apostolina Clotilde Prates de Azevedo.
A religiosa, que atuou na Diocese de Oliveira durante alguns anos, antes de se mudar, em 2017, para Brasília/DF, explicou que o desejo no retorno era encontrar um grupo apaixonado pelo serviço de animação vocacional. Expectativa que ela afirmou ter se confirmado através das partilhas nos trabalhos de grupo e estudo das principais propostas à luz do magistério do Papa Francisco. As ações visualizadas a partir desse estudo vão orientar o trabalho vocacional da Diocese, especialmente no mês de agosto, que é dedicado ao tema.
A unidade dos grupos que trabalham na animação vocacional foi um dos eixos destacados por Irmã Clotilde. Segundo ela, a organização e as estratégias devem ajudar no trabalho para que os objetivos traçados sejam atingidos, sobretudo no acompanhamento e no discernimento dos projetos de vida de quem sente o despertar para a caminhada cristã. Outro ponto levantado foi a necessidade de se construir um trabalho de evangelização em saída, permitindo que os agentes se encontrem com as diversas realidades juvenis. Para isso, uma das sugestões foi a de constituir o trabalho evangelizador em parceria com escolas.
O chamado inspirou jovens que estavam presentes. Vinícios Gomes, do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC), afirmou que sair do comodismo é um desafio, mas que o que mais o motivou a partir do encontro foi o chamado para a saída em missão. Opinião semelhante à da jovem Júlia Cereda, que atua na Pastoral Vocacional e na RCC. Ela afirmou que é necessário criar instrumentos que levem os jovens a buscarem a Igreja através de novas linguagens e instrumentos que tenham a cara da juventude.
O Movimento Serra Clube foi um dos organizadores do evento. Maria Magda Resende, que integra o grupo, afirmou que os temas trabalhados ajudarão muito na missão do movimento. “Gostei muito da irmã Clotilde. Acho que ela tem um jeito especial de chamar a atenção para os temas e não deixou que ficasse cansativo. Não é fácil fazer as coisas ou mudar, mas o importante é que a gente aprende para que na hora certa possamos fazer alguma coisa”, salientou.
O bispo diocesano, Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro, presidiu a Eucaristia que encerrou o dia de atividades. O pastor encorajou os presentes a permanecerem firmes no cuidado vocacional e a não se esquecerem de colocar a vocação nas orações diárias.
Além do Movimento Serra, participaram da organização do encontro a Pastoral Vocacional, o Mosteiro Invisível, Apostolado da Oração, RCC, padres, seminaristas e religiosos da Diocese.
ENCONTRO APRESENTA DELIBERAÇÕES PARA MÊS VOCACIONAL
Em agosto a Igreja celebra o mês das vocações. Pensando nessa perspectiva, o encontro preparou trabalhos em grupo que deliberaram algumas propostas de ação para a animação vocacional. Confira quais foram elas:
- Celebrar o mês vocacional, através do material que a PV diocesana propõe.
- A cada domingo, valorizar cada uma das vocações, convidando e envolvendo as pessoas nas atividades da paróquia.
- Missas semanais, terços nas casas, adoração ao Santíssimo pelas vocações.
- Valorizar mais a oração pelas vocações e difundir o Mosteiro Vocacional.
- Valorizar os irmãos enfermos na oração pelas vocações.
- Incentivar as famílias a apoiarem seus filhos na escolha da própria vocação e rezar pelas vocações.
- Aproveitar dos subsídios preparados pela revista ROGATE para animar a oração mensal.
- Reunir os movimentos que rezam pelas vocações (onde é possível unir as Paróquias vizinhas uma vez por mês).
- Terço dos homens e das mulheres: incentivar para que rezem pelas vocações
- Participar da Semana vocacional (última semana do mês de agosto em Campo Belo).
- Uma vez por mês, visitar as comunidades rurais para rezar pelas vocações.
- Visitar os seminaristas.
- Preparar um encontro com os catequistas.
ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
O bispo emérito de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho, compôs uma oração pelas vocações. O texto, que é repetido por todo o chão diocesano, retrata bem a tradição de seu pastoreio no cuidado com a animação vocacional.
Essa identidade continua sendo levada adiante no pastoreio de Dom Miguel e no grande valor dado ao trabalho da Pastoral Vocacional e de movimentos como o Serra Clube, que tem na figura do bispo emérito uma referência nacional.
Conheça a oração pelas vocações:
Oração pelas vocações
(Dom Francisco Barroso Filho)
Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, fiéis ao vosso conselho, “pedi ao Senhor da messe que mande operários para a sua Messe”, vos rogamos: enviai sacerdotes para a vossa messe que está na Igreja local de Oliveira. O nosso povo tem sede de vós, tem sede de sacerdote, vosso representante, como a terra sedente e sem água. Assisti o Bispo Diocesano, os Presbíteros, as pessoas consagradas e aqueles que se preparam para o sagrado ministério. Tornai-os fortes e perseverantes na sua vocação.
Abençoai as comunidades, as nossas famílias, tornando-as terreno fértil, verdadeiramente cristãs, onde possa germinar, crescer e produzir frutos a semente preciosa da vocação sacerdotal e religiosa que lançais nos corações dos jovens.
Esta graça, Senhor, vos pedimos por Maria, vossa Mãe, a Senhora de Oliveira, a Rainha dos Apóstolos.
-Nossa Senhora de Oliveira,
Rogai por nós!
-São José, Patrono das vocações,
Rogai por nós e dai-nos santos e numerosos sacerdotes!
Texto da reportagem: Vinícius Borges
Fotos: Pastoral Vocacional Diocesana
CONFIRA MAIS FOTOS: