MORRO DO FERRO CELEBRA SÃO JOÃO BATISTA
Distrito de Morro do Ferro, Minas Gerais. A pequena comunidade da Diocese de Oliveira reluziu, mais uma vez, como em todo 24 de junho, para celebrar o precursor: São João Batista. Arrastando fiéis de vários cantos, a procissão luminosa repetiu o rito festivo que marca aquela solenidade junina. Fogueira, fogos de artifício e vivas efusivos deram o tom do ápice de uma festa que teve como tema: “Com São João Batista, a serviço da vida”.
Para rezar a temática, a comunidade organizou o novenário baseado na memória das festas antigas. A equipe de liturgia reviveu a tradição do carro de boi, que outrora trazia as famílias para o exercício de sua devoção. O símbolo foi colocado aos pés do padroeiro, levando os paroquianos a se comoverem. Para o pároco, Pe. Jailson Salvador, as lembranças dos antepassados falecidos e das vivências experimentadas em outros tempos foram as responsáveis por arrancar muitas lágrimas.
O presbítero lembrou que a vida do padroeiro iluminou as pregações feitas durante a novena para ajudar os fiéis a enxergarem exemplos práticos para a vida. “Uma das ênfases trazidas foi que São João Batista não era padre, nem bispo e realizou seu ministério no contexto público de seu tempo. Há neste modo de viver a chegada do Reino uma inspiração para os cristãos de hoje que no social são chamados a encarnar o evangelho de Jesus”, lembrou. O compromisso político também foi destacado a partir do modo como o Batista enfrentou os poderosos de seu tempo. Para Pe. Jailson, a fé de São João era corajosa e isso também deve inspirar os cristãos no tempo atual.
Ele também destacou um elemento central: assemelhar-se ao padroeiro ao preparar os caminhos do Senhor. “A leitura simbólica da aragem da terra e aterramento dos vales são metáforas que expressam nosso empenho em transformar algo em nós para que possamos colaborar com a transformação dos ambientes onde estamos atuando. Desesperar de nossos compromissos é a pior solução quando o presente momento pede de nós tomada de postura”, afirmou.
O pároco mostrou alegria com o compromisso demonstrado pelos paroquianos de todas as comunidades envolvidos com dedicação na preparação da festa. Na segunda (25), a paróquia ainda celebrou o Sagrado Coração de Jesus e na terça (26) os apóstolos São Pedro e São Paulo.
CONFIRA MAIS FOTOS
Texto: Vinícius Borges
Fotos: Primeira foto da imagem diante dos fogos: Lucas Fotógrafo / Foto do Carro de Boi: Pe. Jailson / Demais fotos: paroquianos
É O MAIS CARO SÃO JOÃO DE MINAS, Mas deixa de lado a higiene e limpeza da área do evento. Uns R$ 60.000,00 com fogos e R$ 120.000,00 na área social.
Pena que as fogueiras são ainda de árvores nativas e o excessos de gastos com foguetes ainda continua.