DestaquesNotíciasPalavra do Pastor

NO DIA DAS MÃES

Neste 5º. Domingo da Páscoa, a Liturgia nos apresenta Jesus que inicia um diálogo com os discípulos no grande discurso de despedida do Evangelho de São João.  Diante da tristeza manifestada pelos apóstolos, Jesus inicia a conversa com uma confortadora palavra: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também” (Jo 14,1). A seguir, fala-lhes da vida eterna que Ele nos preparou por sua morte e ressurreição. Palavras mais que apropriadas, neste tempo de incertezas e pandemia.

Disse ainda os apóstolos que eles conheciam para onde Ele ia e para onde deveriam segui-Lo. À interrogação de Tomé, que insiste não saber para onde Ele vai, Jesus faz uma suprema revelação sobre si: “ Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Caminho para a Verdade e para a Vida. Caminho por onde caminhar, Verdade que devemos crer e Vida que devemos viver, único e verdadeiro caminho por onde se chega ao Pai, por onde se conhece a Deus.

A resposta dada a seguir a Felipe – “Quem me viu, viu o Pai” (Jo 14,9) -, nos revela ainda que aquele deseja conhecer Deus deve olhar para Jesus. Ele é a revelação do Pai. Deve, pois, ouvir sua palavra, observar seus gestos e seus silêncios e seguir os seus passos. “Nosso perguntar encontra nele resposta; nosso espírito, verdade; e nossa angústia, a fonte da vida (Johan Konings).”

Não é preciso imaginar como Deus é, Jesus nô-Lo mostrou em sua pessoa. O mais nos será revelado quando encontramos o Pai face a face. Agora é tempo de deixar-se conduzir pelo Espírito Santo.

         Penso agora nas mães, cujo dia se celebra neste domingo de maio, Mês de Maria, nossa Mãe do Céu e Mãe das Mães.  Como Nossa Senhora e São José foram os educadores de Jesus, Verbo feito homem, e se deixaram educar por Ele, assim deve ser nossa relação com nossos pais, e certamente o foram para aqueles que já os têm junto a Deus. Pais e mães devem ser os que nos apontam continuamente para Jesus, devem ser caminho para Jesus que nos leva ao Pai. Missão sublime de iniciar os filhos na Fé que salva, e que só desempenharão com eficácia se também se colocarem como discípulos e seguidores de Cristo.

Ao pedir a bênção aos nossos pais, também aos que já se foram deste mundo, roguemos pelas mães do mundo inteiro para que saibam transmitir aos filhos, pela palavra e exemplo, a luz de Deus manifestada em Jesus. Só Ele pode tranquilizar nosso coração e nele venceremos toda perturbação, mesmo em tempos de incerteza e angústia.

Deus é providente e nos sustentará. Nossa Senhora, a Mãe da Consolação, e São José também caminham conosco! Nunca estamos sós!

+ Miguel Angelo Freitas Ribeiro, bispo de Oliveira

Um comentário sobre “NO DIA DAS MÃES

  • FRANCISCA TEREZA DO AMARAL CARNEIRO

    Mãe da Consolação, derrame sua ternura em toda diocese de Oliveira fortalecendo seu Bispo Dom Miguel que tem sempre nos mostrado o caminho a seguir: Cristo….que é a única certeza, a única Verdade!

Deixe um comentário