PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA, EM MORRO DO FERRO, CELEBRA 150 ANOS DE INSTALAÇÃO CANÔNICA

A comunidade batistana, do distrito de Morro do Ferro, começou, nessa segunda-feira (14), a oração da novena em honra ao padroeiro São João Batista. A festa de 2021 tem um elemento especial: a paróquia completa 150 anos de instalação canônica.

“Eu escolhi vocês para que deem fruto” (Jo 15, 16) foi o lema adotado para os festejos deste ano. As celebrações serão transmitidas pelas redes sociais da Paróquia: Facebook e YouTube. A missa e novena começa sempre às 19h.

No dia 24 de junho, Dia do Padroeiro, o bispo diocesano, Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro, presidirá a Celebração Eucarística das 11h. Também estará presente Frei Mário Aparecido, da Ordem dos Agostinianos Recoletos, e filho da terra.

Para a tradicional comemoração e homenagem a São João Batista, os devotos poderão fazer a queima de fogos de suas casas. Em razão da pandemia de COVID-19, não haverá show pirotécnico.

Os fiéis também são convidados a contribuir em duas campanhas solidárias. A primeira, em parceria com o Fórum da Comarca de Oliveira, está recolhendo alimentos não perecíveis para a campanha “Tem Gente com Fome”. Outra forma de colaboração é através da doação de agasalhos ao Centro de Reintegração Social Beija-Flor.

LIVRO PROPÕE RESGATE HISTÓRICO E MEMORIAL

“Batistanos e sua Paróquia, comunidade-casa”, organizado pelo pároco, Pe. Jailson Salvador da Silva, é o livro que registra olhares, documentos e reflexões acerca da história sesquicentenária da Paróquia. O lançamento da obra está previsto para a terça-feira (15), através das redes sociais da Paróquia.

O leitor poderá conhecer mais sobre a história, a tradição da festa do padroeiro, aspectos arquitetônicos da Matriz, além de vários outros assuntos relacionados a espiritualidade e devoção do povo batistano.

São vários os autores e pesquisadores responsáveis pela produção do texto. Eles recorreram a arquivos das Arquidiocese de Mariana, Diocese de São João del-Rei e Diocese de Oliveira, além de vários documentos, fotografias e relatos.

O livro é editado pela Editora CRV e poderá ser adquirido na secretaria paroquial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *