Pastoral da Sobriedade
Um organismo da CNBB
Objetivo geral :prevenir e recuperar da dependência química e outras dependências, a partir dos “12 passos da Pastoral da Sobriedade”.
Atuar politicamente junto às forças vivas da comunidade pela exigência da fé, à luz dos ensinamentos de Cristo.
Missão: evangelizar, apresentando o amor incondicional, gratuito e misericordioso do Pai, anunciando Jesus Cristo libertador através do serviço, do diálogo e do testemunho de comunhão fraterna, integrando fé e vida e promovendo a dignidade da pessoa e da família, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, solidária.
Pastoral da sobriedade é a ação concreta da igreja que evangeliza pela busca da sobriedade como um modo de vida. É uma atuação especial em resposta ao problema social e de saúde pública do uso de drogas.
A pastoral vai além da dependência química. Pela terapia do amor trata todo e qualquer tipo de dependência.
Propõe mudança de vida – vem para resgatar e reinserir os excluídos – enfrenta de maneira real o problema da exclusão social, da miséria e da violência – valorizando a pessoa humana
Pastoral da Sobriedade na diocese de Oliveira
Nesta segunda feira dia 6 de junho, a paróquia São Tiago Maior e Santana – da cidade de São Tiago – depois de realizar os procedimentos necessários abriu para o público o grupo da pastoral da sobriedade. É o mais novo da diocese de Oliveira e que tem o maior número de jovens de todos os grupos da diocese.
Representantes da coordenação diocesana estiveram presentes e constataram que toda a reunião transcorreu dentro de uma postura muito madura e responsável. Grande mérito têm padre Sebastião Correa Neto, pároco da paróquia de São Tiago Maior e Santana, pela contribuição e dedicação especial. O grupo cumpriu todo ritual do programa de vida nova da Pastoral da Sobriedade dentro das orientações que o curso proporciona.
Podemos acrescentar mais uma etapa positiva sob o comando de padre José Maria nesta sua nova experiência dentro da sobriedade.
João Evaristo (Coordenador Diocesano)
Boa tarde a todos da Pastoral.
Como foi bom pra mim conhecer vocês,
estive acolhido por 6 meses na Beija-flor.
Hoje continuo limpo e sereno, muito pela
ajuda vocês.
Quero voltar aí em Oliveira, apenas como
amigo.
Quero saber como vão todos, a Irmã diva, o Padre
José Maria, a Beth, o Bernardo, a Luciana,
enfim, todos com quem convivi.
Gostaria de saber como faço para conseguir o Livro
dos 12 passos da Pastoral da Sobriedade.
Um grande abraço a todos e que Deus continue
sempre conosco em todos os instantes.
Felix.