PEREGRINOS REPRESENTAM DIOCESE NA ROMARIA NACIONAL DA JUVENTUDE
Jovens da Diocese de Oliveira se uniram às delegações de todo Brasil, em Aparecida/SP, no dia 21 de abril, para a Romaria Nacional da Juventude. A peregrinação reúne as diversas experiências de evangelização juvenil do Brasil para um encontro celebrativo na casa da Padroeira. Em 2018, teve como lema, “Maria: modelo de jovem leigo e leiga”, em referência ao Ano Nacional do Laicato.
O grupo peregrino, formado por jovens da Pastoral da Juventude outros movimentos, além das Irmãs Apostolinas, fretou um ônibus e repetiu o gesto feito desde 2016, quando a caravana foi à Romaria pela primeira vez. Aline Aquino, de Carmópolis de Minas/MG, afirmou que cada viagem ao Santuário Nacional para o encontro é uma experiência nova. “Voltamos à casa da Mãe com corações repletos de anseios, sonhos e esperança de uma juventude que luta, sonha e acredita. Sentimos como cada minuto foi preparado para nós através do simples sinal de que Ele caminhava conosco”, refletiu entusiasmada.
A experiência de quem vivenciou a Romaria pela primeira vez também foi bem avaliada. Bárbara Neto, de Piracema/MG, acompanhou o grupo e participou da maioria dos momentos programados. E ela destacou aquele que considerou um dos mais importantes: a oração junto do Santíssimo Sacramento. Vivência que também foi partilhada por Lucas Padilha, de Carmópolis de Minas/MG, que não visitava Aparecida há seis anos. “A saudade já incomodava. Nunca me esqueci desse clima aconchegante, mas quando pisei novamente naquele chão foi como a primeira vez: a mesma emoção, a mesma recepção, o mesmo abraço de boas vindas. É como se ouvisse Nossa Senhora dizendo: ‘meu filho, como é bom de ter de volta, minha casa é sua casa! ’, explicou.
A reflexão do Ano do Laicato esteve presente nos momentos de formação e também na homilia do presidente da Comissão Espicopal Pastoral para a Juventude (CEPJ), Dom Vilsom Basso, em missa celebrada na Basílica. Segundo a jovem Karine Neto, de Piracema/MG, o grande chamado para a juventude foi com relação à importância de sair em missão com protagonismo nas ações, a fim de construir uma Igreja voltada à construção de um mundo mais justo e fraterno – papel dos leigos batizados.
A ROMARIA
A Romaria Nacional foi organizada pela Pastoral Juvenil – grupo formado por representantes das Pastorais da Juventude, Movimentos Juvenis, Congregações Religiosas que trabalham com jovens e Novas Comunidades. Além das tendas temáticas de cada experiência juvenil, o encontro contou com a catequese feita pelo Professor Laudelino Augusto dos Santos, Assessor da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, sobre “Ano do Laicato”. À noite, os jovens realizaram Romaria no entorno da Basília e participaram de um show de encerramento.
O grupo da Diocese de Oliveira visitou a Tenda das Pastorais da Juventude, realizada no subsolo do Santuário. Além de momentos de formação, ocorreram cirandas e troca de experiências de grupos de base de todo Brasil.
Texto: Vinícius Borges
Fotos: Karine Neto