IRMÃ FERNANDA ILÍDIO PROFESSA VOTOS PERPÉTUOS
Depois de 12 anos, quando deixou a Paróquia de São Sebastião, em Oliveira, para viver a missão da vida consagrada, Fernando Aparecida Ilídio regressou à sua comunidade. Desta vez, com a certeza da vocação e o desejoso ardoroso do sim definitivo, ela professou, tendo seus familiares, amigos e irmãs de vida religiosa, os votos perpétuos: uma oliveirense entre a comunidade das Mercedárias da Caridade. A celebração foi realizada na Matriz de São Sebastião, no último sábado (27).
Feliz com o momento, sobretudo quando a Diocese de Oliveira celebra o Ano Vocacional, Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro presidiu a Missa e ressaltou que a caminhada de Irmã Fernanda é exemplo para tantos jovens que sentem em seu coração o desejo de consagrar a vida. Junto dele, estavam alguns padres, incluindo o pároco, Pe. Sebastião Lino.
A superiora provincial das Irmãs Mercedárias da Caridade, Irmã Isaura Raimunda de Lima, acolheu o sim de Irmã Fernanda. Testemunharam os votos outras 20 irmãs da Congregação. Elas vieram de São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Belo, São João del-Rei e Campos do Jordão, juntamente com os leigos mercedários de São Paulo.
Irmã Fernanda passou alguns meses na Espanha, onde fez sua preparação final para a profissão dos votos perpétuos. Ela partilhou com a comunidade que os dias de oração ajudaram a perceber o quão feliz era no caminho que escolheu. E esse foi o tom de sua fala ao final da missa: manifestar a inteira alegria com o sim à vida consagrada.
“Minha alegria hoje se concretiza através das palavras de Maria àqueles que estavam servindo na festa da aliança: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’ (Jo 2,5). Escutar a Jesus no cotidiano da vida e perceber sua presença no mistério da humanidade toda é viver na dinâmica da disposição interior para fazer o que ele pedir; para ser providência visível. Significa que minha vida deve traduzir em gestos redentores. Toda escuta leva a uma ação e uma ação concreta no mundo para a humanidade padecida de tantos sofrimentos”, refletiu.
Atualmente vivendo em Recife/PE, Irmã Fernanda vai continuar dedicando sua vida às obras sociais de responsabilidade da congregação. Ela ainda agradeceu o carinho da Paróquia de São Sebastião, sobretudo de seus familiares e amigos dos tempos em que ali despertava para o seguimento à vida religiosa.
Filha de José Eustáquio Ilídio e Ivanilde Aparecida Ezequiel Ilídio, Irmã Fernanda tem agora outra família para também acompanhá-la: as Irmãs Mercedárias da Caridade. Comunidade que vive a missão experimentando, a todo momento, aquilo que afirmou o fundador da congregação, o beato Pe. Zegri, “tudo para o bem da humanidade: em Deus, por Deus e para Deus”.
TRÍDUO E MISSÕES PREPARAM COMUNIDADE PARA CELEBRAÇÃO DOS VOTOS
Várias religiosas chegaram antes à Paróquia São Sebastião para a celebração dos votos perpétuos. E elas não ficaram paradas. Junto das Irmãs Oblatas do Menino Jesus, que residem em Oliveira, partiram em missão. Jovens das comunidades as acompanharam em visitas, celebrações e encontros, especialmente entre os dias 22 e 26 de julho.
Já nos dias 24, 25 e 26 de julho, a Matriz de São Sebastião acolheu o tríduo preparatório, que contou com ampla participação da comunidade. As celebrações refletiram o despertar vocacional e integraram vários setores das paróquias em encontros, orações e partilhas.
Texto: Vinícius Borges
Fotos: Pascom Paróquia São Sebastião e Página das Irmãs Mercedárias da Caridade
Grupo missionário posa para foto antes de visitas Irmãs visitaram comunidades urbanas e rurais Visitas domiciliares tiveram presença de religiosas e jovens da Paróquia Grupo de jovens missionários posam para foto durante missão Alegria da comunidade durante as visitas missionárias Irmã Fernanda posa para foto com Pe. Arlei dos Anjos, grande incetivador de sua vocação Jovens da Paróquia São Sebastião participam de encontro com as religiosas Missas do tríduo tiveram grande presença da comunidade