RCC REÚNE LIDERANÇAS EM CONGRESSO DIOCESANO
A Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Oliveira reuniu as lideranças de grupos de oração das paróquias para o seu Congresso Diocesano, realizado nos dias 17 e 18 de novembro, no Centro de Pastoral São José, em Perdões. Após o encerramento da atividade, no domingo à tarde (18), os coordenadores participaram de Assembleia Eletiva, que indicou três nomes para a próxima coordenação diocesana. A decisão final será do bispo, Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro.
Júnior Braga Caputo, de Bom Sucesso, Ivânia Maria de Paula, de Ribeirão Vermelho e
Alessandro Belchior, de Aguanil, foram os indicados pelos presentes para que o bispo diocesano decida o próximo coordenador ou coordenadora do movimento. O nome escolhido substituirá Ricardo Tobias, que esteve na liderança da RCC nos últimos 4 anos. Ele fez questão de agradecer a confiança obtida no período e demonstrou sua alegria pela experiência.
“Queria aproveitar a oportunidade para agradecer a Deus por ter ficado quatro anos à frente do movimento. Agradecer também a confiança de Dom Miguel nesse tempo. É importante demonstrar a participação e envolvimento do leigo nas coisas da Igreja e sociais também. Nesse tempo em que estive à frente, especialmente encerrando o Ano do Laicato, pude ver o quanto o leigo é importante para a sociedade e para a Igreja de uma forma geral. Saio uma pessoa totalmente diferente daquele que entrou e espero encontrar a todos na caminhada da vida”, refletiu.
Durante o Congresso, as lideranças receberam instruções e orientações a fim de garantir a unidade diocesana. Ricardo explicou que um dos caminhos adotados nessa atividade é o da escuta profética, ajudando os membros do movimento a discernir os passos no fortalecimento do trabalho de evangelização. Também houveram momentos de pregação e oração.
A grande expectativa para 2019 se dá com a celebração dos 50 anos da RCC no Brasil, que tem como iluminação bíblica: “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5). Todo o país vai celebrar a memória e a caminhada do movimento. Na Diocese de Oliveira, o tema também deve iluminar as principais atividades, especialmente o Rebanhão de Pentecostes e a Virada Radical. O local dos mesmos, no entanto, ainda não foram definidos, mas devem ser anunciados ainda no início do próximo ano.
Texto: Vinícius Borges
Fotos: RCC Diocese de Oliveira